Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

Investimento de 180 mil euros

Centro Hospitalar do Oeste cria Laboratório de Biologia Molecular

Equipa do Laboratório de Biologia Molecular do Serviço de Patologia Clínica

O Centro Hospitalar do Oeste (CHOeste) concluiu recentemente a instalação do Laboratório de Biologia Molecular (LBM) do Serviço de Patologia Clínica, no valor de 180 mil euros.

No atual contexto epidemiológico, o Centro Hospitalar do Oeste não possuía infraestruturas adequadas nem direcionadas ao diagnóstico do SARS-CoV-2 (COVID-19), encontrando-se inicialmente muito dependente da capacidade de resposta de prestadores externos para fornecer resultados dos testes referidos. Foi, portanto, necessário dotar o Serviço de Patologia Clínica de capacidade laboratorial que garantisse um tempo de resposta mais consentâneo com as necessidades de organização interna hospitalar, e em particular, dos fluxos dos doentes COVID e não-COVID.

Nesse sentido, o CHOeste apresentou uma candidatura ao Programa de Financiamento Centralizado do Plano de Expansão da Capacidade Laboratorial do SNS para diagnóstico de SARS-CoV-2, coordenado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, tendo sido aprovado o financiamento para a instalação do Laboratório de Biologia Molecular na Unidade de Caldas da Rainha.

A criação deste Laboratório implicou a realização de obras de expansão da capacidade laboratorial, bem como a aquisição de equipamentos laboratoriais específicos. A equipa do LBM é coordenada por uma especialista (médica) e incluirá cinco especialistas (médicos e farmacêuticos) e quatro Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica.

Para o Centro Hospitalar do Oeste, a criação desta estrutura irá permitir a identificação mais rápida de casos e de surtos da doença COVID-19, o que irá agilizar a prestação de cuidados de saúde aos doentes. Para além disso, esta nova valência, vocacionada para o estudo de doenças Infeciosas, irá possibilitar resposta a outras necessidades sentidas nesta área, para além do diagnóstico do SARS-CoV-2 (COVID-19).  Ou seja, trata-se de um investimento muito relevante em fase pandémica, mas que manterá a utilidade após cessação deste período.

Para os profissionais da instituição constitui uma oportunidade de expansão do conhecimento dentro da especialidade de Patologia Clínica, nomeadamente da metodologia de PCR, e da investigação de outras doenças infeciosas com impacto, por exemplo, no controlo da infeção hospitalar.

O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais de Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra.

   Fonte: GC|CHO

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.