Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/18

Paulo Batista Santos critica Governo por ter falhado promessa de entrega do material informático

Município da Batalha disponibiliza equipamentos e internet para todos os alunos do concelho

Município da Batalha comprou um total de 350 computadores e tablets

No Concelho da Batalha, o ensino à distância será garantido a todos os alunos, desde o ensino pré-escolar ao secundário, com a entrega de mais uma remessa de 150 computadores, tablets e routers com ligação à distância.

Ao todo o Município já disponibilizou mais de 3 centenas e meia de equipamentos, garantindo que todos os alunos que foram identificados com necessidade de apoio e a frequentar o Agrupamento de Escolas da Batalha irão beneficiar de material cedido pela autarquia, num investimento global superior a 50 mil euros.

Deste modo as crianças e jovens sem computador ou tablet, ou ainda sem acesso à internet, segundo os dados recolhidos pelo Agrupamento de Escolas da Batalha, irão beneficiar da cedência de equipamentos municipais durante o próximo período letivo e enquanto vigorar o regime de ensino à distância. Acresce ainda uma quantidade reduzida de estudantes que, tendo acesso doméstico a estes dispositivos, têm de o partilhar com irmãos ou familiares em teletrabalho.

A Câmara Municipal da Batalha desde abril de 2020 desenvolveu o designado “Programa para o ensino à distância nas escolas do Município da Batalha – NET ESCOLA”, concretizado na sequência da apresentação pela direção da Escoa da Batalha dos Planos de Ensino à Distância para o Pré-escolar, Ensino Básico e Secundário, que também prevê o reforço de equipamentos e formação para os docentes.

Para o presidente da Câmara Municipal da Batalha, Paulo Batista Santos, este apoio tecnológico permitirá “assegurar que todos os alunos têm acesso a ferramentas que mitiguem os efeitos perversos da pandemia”, nomeadamente no que diz respeito ao “previsível aumento das desigualdades em contexto escolar”.

“Lamento apenas que desde maio de 2020 que o Governo anunciou computadores para todos os alunos que necessitassem deste apoio para o ensino à distância, mas na prática teve que ser o município a assegurar todos os equipamentos”, acrescenta o autarca da Batalha.

O “Programa para o ensino à distância nas escolas do município da Batalha – NET ESCOLA”, em parceria com outras entidades, também equaciona o apoio aos encarregados de educação no desafio do ensino e trabalho à distância, criando um pacote tecnológico (PC/Tablet + NET) a preços acessíveis e que permita ao agregado familiar com filhos em idade escolar adaptar-se ao desafio do ensino/trabalho à distância no concelho da Batalha.

    Fonte: MB

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.