Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/20

Ator brasileiro grava cenas sobre indústria vidreira para série “Viagem a Portugal”

Humorista Fábio Porchat divulga história do vidro da Marinha Grande

Aurélio Ferreira com Fábio Porchat junto ao Museu do Vidro

O ator brasileiro Fábio Porchat, conhecido da série humorística Porta dos Fundos, esteve, no dia 2 de fevereiro, na Marinha Grande para gravar cenas alusivas à indústria vidreira, para um episódio da série “Viagem a Portugal”, sobre a obra homónima de José Saramago, que será transmitida a partir de setembro, na RTP1, no âmbito do centenário do nascimento do Nobel da Literatura.

Para esta série de seis episódios, realizada por Ivan Dias, o humorista está a percorrer o País para recriar os relatos da viagem que José Saramago imortalizou no livro “Viagem a Portugal”, escrito há 41 anos, conferindo-lhe um novo e humorístico olhar.

Na Marinha Grande, o apresentador Fábio Porchat foi recebido e guiado pelo presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira, para falar sobre a indústria vidreira e a história local. As cenas foram gravadas no património Stephens, compreendendo a Praça Guilherme Stephens, Jardim Stephens e Museu do Vidro. Estiveram ainda na antiga Fábrica Escola Irmãos Stephens, recordando o local onde José Saramago terá passado, tal como é referenciado no livro.

Ator da Porta dos Fundos visitou uma fábrica vidreira

A referência à Marinha Grande vai ainda ser feita nas filmagens que foram registadas na empresa Vidrexport, onde Fábio Porchat foi conduzido pelo sócio-gerente Hermenegildo Santos, para mostrar a produção de vidro soprado manualmente e o calor em redor dos fornos.

      Fonte:  GCRP|CMMG

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.