Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

Dia 12 de fevereiro no Teatro Sá da Bandeira

Concerto de Luísa Sobral abre programação cultural municipal do 1º trimestre em Santarém

Agentes culturais presentes na apresentação da Programação Cultural do 1º Trimestre

A Câmara Santarém apresentou, dia 3 de fevereiro, a programação cultural, até final de março.  A apresentação, que teve lugar no Teatro Sá da Bandeira, contou com a participação de Nuno Domingos, vereador da Cultura do Município de Santarém, e dos responsáveis dos grupos e associações que realizam atividades culturais no concelho de Santarém, tais como: o Cineclube de Santarém, o Círculo Cultural Scalabitano, o Centro Cultural Regional de Santarém, a Sociedade Recreativa Operária, o Conservatório de Música de Santarém e o Museu Diocesano de Santarém.

Nuno Domingos referiu que a autarquia scalabitana pretende criar uma rede de entidades públicas, privadas, associativas, de artistas e de agentes culturais que contribuam para a afirmação e sustentabilidade de Santarém como espaço de Cultura.

O objetivo é estimular e promover a interação entre os agentes culturais e os agentes económicos, de modo a afirmar Santarém como espaço de cultura e artes, num trabalho em rede entre as várias instituições e agentes (artísticos, culturais, desportivos, educativos), de modo a promover a complementaridade e a interação e fortalecer a atratividade turística da Cidade.

A par deste trabalho conjunto com os agentes culturais da Cidade, ao nível das vilas, pretende-se materializar uma intervenção cultural centrada nas seis Vilas do concelho de Santarém: Alcanede, Amiais de Baixo, Tremês, Pernes, Alcanhões e Vale de Santarém, a que a freguesia de Abrã também se associou, num trabalho experimental e mesmo “piloto” que ao longo deste ano vai ser pautado por cinco ciclos de programação, de que se destaca, para já: “Março – Mês do Teatro”.

A programação cultural de Santarém inclui um Concerto de Luísa Sobral, já no próximo dia 12 de fevereiro, no Teatro Sá da Bandeira (TSB), no âmbito do Festival Montepio “Às vezes o Amor”.

O mês de março é dedicado ao Teatro, com destaque para a Peça “O Punho”, da Escola de Mulheres, já no dia 4 de março, num “novo ciclo” de programação, integrado nas comemorações do Centenário de Bernardo Santareno.

O Teatro Sá da Bandeira recebe “Museu da Existência”, de Fernando Giestas e Rafaela Santos, com interpretação de Ricardo Vaz Trindade, nos dias 18 e 19 de fevereiro, o espetáculo de dança “DEN.TRO”, de Maria Fonseca, no dia 26 de fevereiro, e um Concerto do músico Pedro Mafama, no dia 12 de março.

Integrado na programação de março, dedicada ao Teatro, em celebração do Dia Mundial do Teatro, a Casa do Povo de Amiais de Baixo recebe, no dia 05 de março, um ‘stand up’ “revisteiro”, “Coisinha Sexy”, por Paulo Patrício. Dia 19 de março, a mesma Peça sobe ao palco da Associação Recreativa e Cultural de Abrã.

Também no dia 5 de março, o Centro Dramático Bernardo Santareno leva à Sociedade Recreativa Operária, no Vale de Santarém, “Amor de Lorca”, enquanto o Veto Teatro Oficina apresenta, no dia 12 de março, na Associação Recreativa e Cultural de Alcanede e no dia 26 de março,  no Teatro Taborda do Círculo Cultural Scalabitano, a Comédia “De médico e de louco…”, e, no dia 18 de março, na Ribacoop, em Tremês, o seu espetáculo “Palhaços”.

A Associação Aqui Há Gato apresenta o espetáculo de Teatro de formas animadas “Tejo por um Fio”, na Casa das Coletividades, em Alcanhões, a 18 de março, dia em que a Red Cloud Teatro de Marionetas leva ao Teatro Sá da Bandeira, “A menina que vendia fósforos”.

No dia 19 de março, o Grupo Cénico da Música Nova leva a Peça de Teatro de Revista “Viva o Teatro” à Sociedade Musical União Pernense.

O Teatro Sá da Bandeira acolhe, nos dias 05 e 06 de março, a Oficina Portátil das Artes, um projeto multidisciplinar concebido pela Sons da Lusofonia, e, nos dias 27 e 28, a criação “As estrelas que hoje vemos já morreram há cem anos”, de Diana Narciso e Rita Delgado.

O reforço das parcerias com a Artemrede, redes intermunicipais e nacionais de teatros, bibliotecas, museus, arquivos e outras, Nuno Domingos salientou a “consolidação da vocação” dos diferentes espaços culturais da Cidade, anunciando o fim do uso do Convento de S. Francisco como “sala de festas”.

Além dos espetáculos agendados para o Teatro Sá da Bandeira (Teatro Municipal), o espaço acolhe várias iniciativas do projeto municipal de mediação cultural e formação de públicos “Escala”. O Município de apresentou ainda a programação para a Biblioteca Municipal Braamcamp Freire, para a Sala de Leitura Bernardo Santareno e para a Casa do Brasil, que acolhe, a partir do dia  9  de março, em permanência, no piso térreo, a Exposição “Chão de Duas Pátrias”, sobre o “lugar de Santarém no contexto da expansão ultramarina e da diáspora”.

Este novo ciclo da programação cultural do Concelho, conta com a apresentação de uma nova imagem do Santarém Cultura, que passa a usar a figura do Concelho em mosaico colorido, de forma a vincar “a ideia de território” do trabalho em rede e a diversidade, conforme referiu o artista plástico e criador do logo, Carlos Amado.

  Fonte: SL|GRPC|CMS

 

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.