Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

Opinião

Vitória histórica

Walter Chicharro

No passado dia 30 de janeiro, o país em geral e o distrito de Leiria em particular, vivenciaram um momento histórico. O Partido Socialista conseguiu a sua primeira vitória em legislativas no distrito e obteve a sua segunda maioria absoluta no país.

Quando me apresentei como candidato a presidente da federação regional do Partido Socialista defini como objetivo a melhoria da representação do PS na região. Nessa altura apenas estavam previstas as eleições autárquicas, onde o objetivo foi claramente superado ao aumentar a votação e o número de eleitos no distrito pelo Partido Socialista.

Entretanto, a irresponsabilidade dos partidos à esquerda do PS arrastou o país para eleições legislativas. Nesse mesmo momento assumi que a prioridade da minha equipa seria aumentar a votação do PS e, ainda que soubéssemos que era difícil, suplantar o PSD e aumentar o número de deputados. O objetivo foi definido com base no bom trabalho que o PS tinha realizado no governo, pela excelência do trabalho dos deputados eleitos pelo PS em defesa do distrito e também pela certeza de que iriamos ser capazes de construir uma equipa que trouxesse ainda mais confiança no futuro aos eleitores da região.

Tivemos o cuidado de construir uma equipa liderada pelo António Sales, que dispensava apresentações depois do papel preponderante que teve na defesa dos portugueses durante a pandemia, onde estavam mais dois secretários de estado (um que muito fez pelo desenvolvimento das empresas da região e outra desenvolveu uma atividade ímpar na defesa dos antigos combatentes) e vários representantes das várias áreas geográficas do distrito. Quisemos construir uma equipa multidisciplinar, que soubesse defender a região nas áreas que mais a marcam e creio que conseguimos. Uma equipa que colocará sempre o distrito de Leiria em primeiro lugar.

No passado dia 30, os eleitores do distrito de Leiria confirmaram que a estratégia estava correta. O Partido Socialista reforçou a votação, foi o partido mais votado e aumentou o número de deputados na Assembleia da República. Subimos quase 15 mil votos em relação a 2019. Quero agradecer a cada um dos 84253 eleitores que votaram no Partido Socialista pela confiança e por terem dado um sinal claro de que querem António Costa como primeiro-ministro, mas também quero agradecer aos 235782 votantes no distrito por terem contribuído para uma redução da abstenção e por terem dado uma demonstração de que a democracia está viva.

Agora é tempo de colocar mãos à obra e avançar com as grandes reformas que o país precisa. É certo que para algumas delas avançarem serão precisos acordos, porque só assim algumas delas serão exequíveis, e porque só assim terão tempo para apresentar resultados efetivos.

Os dados estão lançados, a equipa está em fase de constituição, mas o timoneiro está escolhido.

Juntos seguimos e conseguimos

     Walter Chicharro
Presidente da Distrital de Leiria do PS

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.