Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/20

Evento decorre nos dias 25 e 26 de fevereiro, na ESSLei

Politécnico de Leiria e InPulsar promovem congresso para sensibilizar para rastreio e prevenção do VIH e hepatites virais

Cartaz

Sensibilizar para os benefícios do rastreio e prevenção do VIH e Hepatites Virais, e abrir espaço à reflexão sobre a acessibilidade aos serviços, tratamento e promoção de boas práticas na intervenção com populações vulneráveis, é o propósito do I Congresso “Mais acesso, melhor saúde: capacitar populações vulneráveis”, que vai ser promovido pela Escola Superior de Saúde (ESSLei) do Politécnico de Leiria e pela InPulsar – Associação para o Desenvolvimento Comunitário, nos próximos dias 25 e 26 de fevereiro.

A promoção do evento surge no âmbito do contexto pandémico, que despoletou novos desafios e necessidades para as pessoas que vivem com infeção por VIH e Hepatites Virais Crónicas no acesso, diagnóstico e ligação/retenção aos cuidados de saúde. O congresso destina-se a profissionais de saúde, profissionais da área social, docentes, estudantes e comunidade em geral.

“Estigma e Saúde Mental” é o tema do primeiro painel, que decorre no dia 25 de fevereiro, pelas 09h30. Segue-se, pelas 11h15, a sessão de abertura com a presença de Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, Gonçalo Lopes, presidente da Câmara Municipal de Leiria, e Miguel Xavier, presidente da InPulsar.

Quando forem 12h15 tem lugar a conferência inaugural, com Margarida Tavares, infeciologista do Hospital de S. João, investigadora no Instituto de Saúde – Pública da Universidade do Porto, e diretora do Programa prioritário para a área das Infeções Sexualmente Transmissíveis e da Infeção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana.

O segundo painel está agendado para as 14h30 e subordina-se ao tema “Diagnóstico, prevenção e ligação/retenção aos cuidados de saúde”, ao qual se segue uma sessão de comunicações livres e o encerramento do primeiro dia.

“Boas práticas na intervenção com populações vulneráveis” é o tema em destaque no painel 3, que se realiza no dia 26 de fevereiro, pelas 11h00, seguindo-se às 12h30 o painel 4, sobre a temática “Ativismo e Qualidade de Vida”. Após a conclusão do quarto painel decorre a sessão de encerramento do congresso, com uma entrega de prémios.

Todas as informações sobre o congresso podem ser conhecidas em https://maisacessomelhorsaude.ipleiria.pt/.

     Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.