Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/20

Associação Empresarial da Região de Leiria admite efeitos na economia da região

Nerlei reage com preocupação, mas também moderação à invasão russa da Ucrânia

Sede da Nerlei

A Nerlei- Associação Empresarial da Região de Leiria reagiu com preocupação, mas também com moderação às consequências económicas da invasão da Ucrânia pela Rússia, admitindo que “um conflito desta natureza tem sempre impactos fortes sobre a economia, incluindo as incertezas que acarreta e o efeito sobre a confiança de investidores e consumidores. Em concreto, tudo dependerá da dimensão do conflito, da sua duração, da escalada de conflitualidade e do nível de sanções.”

Contudo, “independentemente do evoluir da situação, existem alguns pontos que, com alguma certeza, podemos perspetivar. A escalada do conflito vai implicar mais sanções à Rússia, mais isolamento da economia russa com impactos significativos no mundo e, sobretudo, na Europa, nomeadamente, pelo efeito da subida das tarifas de gás natural e do petróleo.”

Assim, “esse agravamento dos preços da energia vai arrastar aumento de preços em vários setores. Em termos de economia, entendemos que os riscos maiores são efetivamente em torno do tema da energia dado que a Rússia é um interveniente pouco importante na economia global (à exceção do setor do petróleo e do gás)”, conclui.

 

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.