Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/24

Alojamentos vão ser disponibilizados a breve prazo no centro histórico da cidade

Câmara de Torres Vedras e Politécnico de Leiria assinam acordo para a gestão de futuros alojamentos estudantis

Rui Pedrosa e Laura Rodrigues assinaram o protocolo

Alojamentos para estudantes do Politécnico de Leiria vão ser disponibilizados a breve prazo no centro histórico de Torres Vedras.

Esses alojamentos (10, no total) situar-se-ão em dois edifícios antigos, que se encontram na Rua Trás do Açougue e na Travessa Luís Cardoso, sendo que ambos estão atualmente em fase de reabilitação.

Essas obras são promovidas pela Câmara Municipal de Torres Vedras (proprietária dos referidos imóveis), representando um investimento de 361.646,16€ (o qual poderá vir a ser financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência por meio do Programa Alojamento Estudantil a Custos Acessíveis).

A responsabilidade pela exploração e gestão daqueles alojamentos estudantis caberá ao Politécnico de Leiria, tendo sido assinado um acordo de parceria para o efeito, no dia 23 de fevereiro, no Edifício dos Paços do Concelho de Torres Vedras, envolvendo esta instituição de ensino e o Município de Torres Vedras.

Segundo esse documento, o acesso aos alojamentos estudantis que estão a ser criados pelo Município de Torres Vedras estará reservado a estudantes bolseiros e a estudantes deslocados (nacionais ou estrangeiros).

Na cerimónia de assinatura do acordo de parceria esteve presente o presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa, que afirmou na ocasião que a criação de alojamentos estudantis em Torres Vedras pelo respetivo Município representa mais um marco no que respeita à afirmação desta cidade no panorama do ensino superior. Rui Pedrosa revelou ainda o seu desejo de que o Município de Torres Vedras replique esta iniciativa no futuro, nomeadamente quando for criado em Torres Vedras um polo da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria.

A outra signatária do acordo de parceria – a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues -, relevou, por seu lado, na intervenção que proferiu na cerimónia de assinatura do mesmo, que a criação de alojamentos estudantis no centro histórico de Torres Vedras enquadra-se em dois objetivos do Município de Torres Vedras.

Nomeadamente, a atração de instituições de ensino superior para o concelho de Torres Vedras; e o desenvolvimento e revitalização daquela zona de Torres Vedras, para o que já contribui o polo do Politécnico de Leiria que funciona no LabCenter. Laura Rodrigues referiu ainda que espera que a existência de alojamentos estudantis no centro histórico da Torres Vedras contribua para fixar mais residentes nesta zona, especialmente mediante a reabilitação do seu edificado.

Após o término da referida cerimónia teve lugar uma visita aos espaços onde funcionarão os alojamentos estudantis que estão a ser criados pelo Município de Torres Vedras.

     Fonte: ACM|CMTV

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.