Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/24

Anúncio foi feito durante encontro de solidariedade na Praça Guilherme Stephens

Município da Marinha Grande cria medidas de apoio aos imigrantes ucranianos

Manifestação de cidadãos ucranianos junto aos Paços do Concelho da Marinha Grande

O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, anunciou na tarde deste domingo, 27 de fevereiro,  a criação de medidas de apoio à comunidade de imigrantes ucranianos a residir no concelho, na sequência do conflito vivido no país de origem destes cidadãos.

O anúncio foi feito durante o encontro de solidariedade para com a Ucrânia, realizado na Praça Guilherme Stephens, que juntou o presidente da Câmara, Aurélio Ferreira; o presidente da Assembleia Municipal, Aníbal Curto Ribeiro; o executivo municipal; representantes e imigrantes ucranianos a residir no concelho e ainda a população do concelho.

O presidente da Câmara dirigiu-se aos participantes na ação solidária confessando ser com “profunda tristeza que estamos a acompanhar o que se passa na Ucrânia. Desde o primeiro momento que temos estado em contacto com ucranianos residentes no concelho, estando a dar todo o suporte a estas pessoas”.

Aurélio Ferreira informou ter contactado o Gabinete do Ministro dos Negócios Estrangeiros, a Segurança Social, a Cruz Vermelha Portuguesa, o SEF e a Secretária de Estado das Migrações. Para além disso, “disponibilizámo-nos para, de forma integrada com o Governo, participarmos no processo de solidariedade e no acolhimento destes refugiados”.

Autarcas e representantes da comunidade ucraniana usaram da palavra

A Câmara Municipal da Marinha Grande “disponibilizou um espaço para acolher bens para os imigrantes, como produtos de higiene, artigos de saúde, roupa térmica e acessórios; vai ter em funcionamento a Linha de Apoio Residentes ucranianos com Apoio Psicossocial (244573000 | 931123251); e vai disponibilizar um espaço para os ucranianos se reunirem temporariamente (posto de turismo)”, acrescentou o presidente Aurélio Ferreira.

Para mais informações e para todos os cidadãos que queiram vir para Portugal e necessitem de informações consultem o link do portal das comunidades ou contactem o Gabinete de Emergência Consular.

 https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/

Gabinete de Emergência Consular: +351 217 929 714 | +351 961 706 472 | gec@mne.pt

    Fonte: GCRP|CMMG

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.