Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

Desde o início da campanha já foram recolhidas cerca de 90 toneladas de bens

Primeiro camião com 20 toneladas de solidariedade dos leirienses já partiu rumo à Ucrânia

Vigília pela Paz na Ucrânia em Leiria

Um camião carregado com 20 toneladas de solidariedade partiu esta quinta-feira de Leiria com destino à Ucrânia, em resultado da campanha de recolha de bens para apoio à população daquele país que vive momentos verdadeiramente dramáticos na sequência da invasão militar perpetrada pela Federação Russa.

O camião leva uma carga com 32 caixas de artigos de higiene, 394 de roupa térmica, 138 de bens alimentares, 47 de artigos de saúde e 17 de acessórios, num total de 26 paletes.

No momento da partida, o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, destacou a “adesão extraordinária registada em Leiria” a esta campanha de auxílio humanitário.

“Estou muito sensibilizado com esta onda de solidariedade em Leiria”, disse, realçando que este foi apenas o primeiro envio, tanto mais que desde o início da campanha já foram recolhidas cerca de 90 toneladas de bens.

O presidente da Câmara Municipal de Leiria adiantou ainda que nos próximos dias vão partir três viaturas para transporte de 13 refugiados que virão para o concelho, havendo condições para a recepção de mais pessoas caso se justifique.

“Queremos manter esta dinâmica de ajuda humanitária, seja no envio de bens ou na criação de condições para o acolhimento de refugiados”, disse, acrescentando que neste momento existe já disponibilidade de cerca de 50 camas, existindo muitas pessoas que estão a disponibilizar habitações para o acolhimento.

Entretanto, a campanha de auxílio humanitário prossegue em Leiria, mas devido ao elevado volume de roupa entregue, solicitamos que não sejam efetuadas mais entregas destes artigos.

De momento, solicitamos a entrega dos seguintes bens:

PRODUTOS DE HIGIENE
Desinfetantes, fraldas para crianças e idosos, e outros artigos de higiene pessoal

ARTIGOS DE SAÚDE
Medicamentos, kits de primeiros socorros, ligaduras, pensos, betadine, soro fisiológico, seringas, luvas

ACESSÓRIOS
Lanternas, powerbanks, pilhas, rádios.

Pontos de Recolha:
Quartéis de Bombeiros do Concelho, Topo Norte do Estádio Municipal de Leiria (17:00 às 22:00) e Juntas de Freguesia.

 Fonte: GRPG|CML

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.