Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/25

Anúncio teve lugar no arranque da Semana da Leitura

Central logística em Alcobaça distribui livros da Universidade de Coimbra a bibliotecas escolares

Apresentação do projeto

A Semana da Leitura no concelho de Alcobaça teve início no dia 7 de março, com um conjunto de atividades focadas na promoção do livro, na leitura e na literatura. Durante esta semana as “bibliotecas do concelho mobilizaram-se para realizar atividades, dando continuidade do trabalho de promoção de leitura, feito durante o ano”, explicou Inês Silva, durante a cerimónia de arranque do evento que contou ainda com a celebração de um protocolo de cooperação com o Município de Alcobaça para a constituição de uma central de logística de distribuição de livros oferecidos pela Imprensa da Universidade de Coimbra às bibliotecas escolares do país.

Estiveram presentes na cerimónia, que se realizou no Parque de Negócios, Inês Silva, vice-presidente do Município de Alcobaça; o vice-Reitor da Universidade de Coimbra, Delfim Leão; a coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, Manuela Silva; o diretor da Imprensa da Universidade de Coimbra, Alexandre Dias Pereira, e a representante da rede de Bibliotecas do Concelho de Alcobaça, Helena Guimarães, entre outras entidades.

A Semana da Leitura do concelho de Alcobaça, que se realiza de 7 a 13 de Março e conta com duas extensões nos dias 21 e 28 de Março, é Promovida pelo Município de Alcobaça, através da Rede de Bibliotecas do Concelho de Alcobaça (RBCA), e pela Universidade de Coimbra (UC), e será também o contexto para as Comemorações dos 250 anos das Reformas Pombalinas que marcaram profundamente o ensino superior e, consequentemente, a única Universidade portuguesa então existente.

Como forma de assinalar esta data, a Imprensa da Universidade de Coimbra irá doar cerca de 5000 livros à Rede de Bibliotecas Escolares do país. A central de logística, instalada no Parque de Negócios, será um local importante na coordenação deste programa de disseminação científica denominado “Asas de Leitura”.

Segundo Inês Silva, “é para Alcobaça motivo de grande orgulho poder participar num projeto de promoção da leitura e do conhecimento científico de dimensão nacional, com a chancela de qualidade da Universidade de Coimbra. Estaremos sempre disponíveis para colaborar com esta centenária e prestigiada instituição. Vivemos um período de muitas batalhas as quais teremos que enfrentar com espírito construtivo e colaborante. Só assim poderemos construir um futuro melhor para as nossas crianças”.

A também vereadora da Educação, salientou que “hoje é cada vez mais difícil ler um livro” porque “estamos em constante movimento entre um livro e tudo o que nos vai assaltando à nossa volta, mas também sabemos que o livro, a leitura e a literatura são bastante importantes para a formação dos jovens e dos adultos” e que os parceiros desta iniciativa estão preparados para “proporcionarmos e criarmos nas pessoas a vontade de ler”, afirmou Inês Silva.

Alexandre Dias Pereira classificou Alcobaça como “a capital do livro” porque “é a partir daqui que vão ser enviados livros para todas as bibliotecas escolares do país”. O director da Imprensa da Universidade de Coimbra reiterou que apesar de hoje ser necessário haver uma adaptação em relação aos meios digitais, “o livro em papel é uma ferramenta essencial do processo de aprendizagem” pelo que “devemos valorizar o livro quase como um objecto de culto”.

Por sua vez, Delfim Leão, relembrou que a Universidade está “presente em Alcobaça há 20 anos, através do Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra em Alcobaça. Um trabalho que já deu muitos frutos e que tem vindo a ser reforçado nomeadamente com este projeto de disseminação científica e com o Centro de Interpretação e Educação Ambiental”. O vice-reitor da Universidade de Coimbra destacou e agradeceu ainda “a prontidão com que Alcobaça se apresentou como solução para as questões logísticas deste programa ambicioso.”

No final da sessão foram apresentados os dados preliminares do Plano Local de Leitura, um estudo que está a ser desenvolvido por investigadores da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com o objetivo de traçar um diagnóstico sobre os hábitos de leitura e sobre as literacias da população residente no concelho de Alcobaça.

Foram já realizados cerca de 400 inquéritos e os resultados demonstram por exemplo que 75% dos jovens e 79% dos adultos inquiridos no concelho afirmam ter gosto pela leitura. Quando questionados sobre as motivações da leitura (dever ou prazer), 46% dos jovens diz ler por prazer ao passo que 41% diz ler por dever escolar. Nos adultos, a busca do prazer da leitura (65%) é mais prevalente do que a leitura por dever profissional ou escolar (25%). Os dados finais do Plano Local de Leitura serão anunciados brevemente.

O programa da Semana da Leitura do Concelho de Alcobaça, pode ser consultado no site do Município.

    Mónica Alexandre
Com GCRP/CMA

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.