Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

Escola do concelho da Azambuja concluiu obras de requalificação e ampliação

Secretária de Estado da Educação inaugura obras na Escola Básica/JI de Vila Nova da Rainha

Descerramento da placa inaugural das obras da Escola

Uma vez concluídas as obras de requalificação e ampliação, o Município de Azambuja inaugurou a Escola Básica e Jardim de Infância de Vila Nova da Rainha, que já se encontram em funcionamento. O evento teve lugar no dia 4 de março, em Vila Nova da Rainha, e contou com a presença da secretária de Estado da Educação, Inês Ramires, que acompanhou o presidente da Câmara Municipal de Azambuja, Silvino Lúcio, no ato inaugural.

A cerimónia contou, ainda, com a presença dos restantes elementos do Executivo Municipal, de autarcas da freguesia, da diretora do Agrupamento de Escolas de Azambuja e de muitas crianças e seus familiares que irão usufruir do equipamento. Nota, ainda, para a presença do ex-presidente da Câmara, Luís de Sousa, autarca responsável pelo lançamento do projeto e da empreitada, no decurso do ano 2020.

A obra consistiu em reabilitar o edifício existente da escola do Plano Centenário e ampliá-lo através da construção de novos blocos. Esta ampliação permitiu criar as salas e as instalações necessárias ao bom funcionamento de um estabelecimento de ensino destinado às faixas etárias mais jovens, num conjunto funcional mas também coeso e harmonioso.

Pátio exterior

A remodelação permitiu a existência de duas salas de aula para 52 alunos do 1º ciclo e duas salas de atividades para 50 crianças do ensino pré-escolar, em blocos distintos. O edifício está equipado com instalações sanitárias para adultos e para crianças, gabinetes de trabalho para professores e educadores, e espaços de arrumos.

Destaque para a existência de um refeitório, num espaço generoso com a versatilidade de sala polivalente, e de uma biblioteca/mediateca escolar. As salas de pré-escolar têm, ainda, vestiários de apoio. Este projeto teve o cuidado de contemplar espaços lúdicos adequados aos alunos dos dois níveis de ensino que utilizarão a escola. Assim, haverá zonas de recreio interiores e também áreas exteriores cobertas, estando assegurada a fácil circulação por pessoas com mobilidade condicionada.

É de referir que se trata de um investimento da Câmara Municipal de Azambuja da ordem de um milhão de euros, e enquadra-se na estratégia da autarquia que dá prioridade máxima à área da Educação. De salientar que, através de uma candidatura ao programa Portugal 2020/Alentejo 2020, o município conseguiu um cofinanciamento da União Europeia, pelo FEDER-Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no valor de 696 mil euros.

       Fonte: TC|DCI|CMA

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.