Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/24

Nós nos Outros / Maria Helena da Bernarda: a arte de converter em livro uma elegia do saber ouvir

José Alberto Vasco

Foi há cerca de dois anos que a alcobacense Maria Helena da Bernarda fundou no Facebook a página Nós Nos Outros, tendo por contexto inspirador a ideia de que “nas histórias dos outros podemos encontrar o melhor de nós próprios”. Tem sido esse o ponto de partida para uma autêntica elegia do saber ouvir, que a fundadora da página tem potenciado no contacto direto e sem rede com as mais diferenciadas pessoas e personalidades, sem distinções de qualquer tipo que não sejam o entusiasmo da autora em ouvir os outros e a necessidade que todos temos de ter alguém que nos ouça e saiba ouvir.

 

A partir daí, Maria Helena da Bernarda meteu mãos à obra, o que signifi como arma irresistível aquele sorrir tão caraterístico da autora e a sua declarada disponibilidade para as ouvir. Cabe também referenciar que, além desses indivíduos sem potencial mediático, o lote de convidados de Nós Nos Outros inclui algumas personalidades públicas de reconhecidos méritos, enriquecendo ainda mais o conteúdo da sua produção final.

 

Concretizadas e organizadas as entrevistas, Maria Helena da Bernarda foi-as publicando diariamente na sua página, com um sucesso quase imediato, que dia a dia foi cimentando a adesão de seguidores, que recentemente passou os trinta mil, facto notável num portal que seduz pelos afetos que potencia e transmite, mas também pela qualidade e sensibilidade fotográfica que a autora evidencia em cada retrato que faz.

Maria Helena da Bernarda

A esse genuíno êxito junto dos heterogéneos cidadãos sucedeu o devido sucesso mediático e um crescimento potencial que todos os dias continua a elevar o nível de adesão aos preceitos que a autora inicialmente definiu para esta sua paradigmática e bem-sucedida produção facebookiana.

 

Foi com toda a naturalidade que o êxito digital atrás sublinhado potenciou o passo seguinte, agora evidente: a passagem e adequação do projeto Nós Nos Outros ao universo analógico, com a sua edição e publicação em livro.

 

O seu primeiro volume foi esta semana lançado no mercado e o mínimo que se poderá dizer é que faz inteira justiça ao generoso, gratificante e inspirador trabalho realizado por Maria Helena da Bernarda neste seu emblemático projeto, que além de uma belíssima edificação artística é também um precioso objeto de serviço público.

 

Contracapa e capa do livro

Este é seguramente um livro do saber ver, do saber ouvir e do saber sentir, que todos agora poderemos desfrutar e vivenciar em nossas casas. Um livro cinco estrelas, pois claro!

 

         José Alberto Vasco

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.