Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/24

Com presença do secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales

Unidade de Internamento de Cuidados Paliativos no Hospital de Alcobaça assinala o primeiro aniversário

Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) assinala o primeiro aniversário da Unidade de Internamento de Cuidados Paliativos (UICP) no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO), com uma sessão comemorativa, que conta com a presença do secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales. O evento decorre esta terça-feira, dia 22 de março, e tem início às 9h na entrada da UICP, com a visita a uma exposição de agradecimentos e ofertas dos familiares e doentes à Unidade e de fotografias de momentos significativos.

A sessão inicia-se às 9h30 no Salão Nobre do HABLO, com a apresentação do primeiro ano de funcionamento da UICP por Catarina Faria, diretora do Serviço de Cuidados Paliativos do CHL, seguindo-se a intervenção de Rui Sousa Silva, presidente da Comissão Nacional de Cuidados Paliativos. Pelas 10h00, toma a palavra Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL. António Sales, Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, intervém pelas 10h15, e a sessão prossegue com a preleção sobre Cuidados Paliativos na voz de Ana Querido, docente do Politécnico de Leiria. A cerimónia termina com a partilha de testemunhos de profissionais e familiares de doentes acompanhados na UICP e com um momento musical protagonizado pela SAMP.

O Serviço de Cuidados Paliativos do CHL promove no período da tarde, a partir das 14h00, uma sessão pública sobre Cuidados Paliativos, com entrada livre, dirigida à comunidade, que decorre no auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça. Esta iniciativa, que se inicia com a atuação musical da SAMP, integra uma palestra sobre Cuidados Paliativos, com o objetivo de esclarecer dúvidas e mitos associados a este tipo de cuidados, bem como preconiza um momento de partilha de testemunhos de profissionais de saúde do CHL e de familiares de doentes acompanhados na Unidade de Internamento de Cuidados Paliativos do HABLO.

Recorde-se que a UICP abriu as suas portas no dia 15 de março de 2021, conta com 12 camas, distribuídas por 10 quartos, espaços de trabalho para os profissionais, sala de tratamentos, zona de limpos e sujos, refeitório e sala de convívio e de atividades. O projeto de criação da UICP no CHL teve um investimento de cerca de 680 mil euros, cofinanciado em 156.825 mil euros no âmbito do Programa Portugal 2020, e em 75 mil euros pela Câmara Municipal de Alcobaça.

    Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.