Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/16

Para debater tema “Fake news - Que estratégias para combater a desinformação?”

Deputados do ensino básico do distrito de Leiria reúnem Parlamento Jovem na Marinha Grande

Mesa do Parlamento Jovem

Cerca de uma centena de alunos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico, oriundos de 28 escolas, participaram na segunda fase da sessão distrital do Parlamento Jovem do Círculo Eleitoral de Leiria, que decorrer durante o dia 22 de março, na Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande.

A sessão de abertura contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira; da deputada da Assembleia da República (AR) pelo círculo eleitoral de Leiria, Sara Velez; da vereadora da educação, Ana Alves Monteiro; da delegada regional de Educação da Região Centro, Cristina Oliveira; da presidente da Junta de Freguesia da Marinha Grande, Cristina Sousa; e da presidente da Comissão Administrativa Provisória do Agrupamento, Susana Fonseca.

Aos jovens deputados presentes, o presidente da Câmara referiu que, “foram eleitos para debaterem e aprovarem uma recomendação, no âmbito do tema “Fake News – Que estratégias para combater a desinformação?” – um tema pertinente e muito atual”. Aurélio Ferreira louvou “o papel de todos os professores envolvidos, bem como todas as pessoas envolvidas na organização deste evento, com o intuito de promover discussões democráticas, incentivando a reflexão e debate de temas da atualidade, para uma cidadania ativa, pautada pelos valores da democracia”.

A deputada da AR, Sara Velez, felicitou os alunos por participarem “nesta iniciativa fantástica que levamos a cabo há cerca de 20 anos e que envolve jovens de todo o País”, com “a missão fundamental de aproximar os jovens da política e da democracia, tornando-as mais ricas”. A propósito do tema da sessão parlamentar jovem, Sara Velez recordou o conflito armado na Ucrânia e a importância de distinguir a desinformação das notícias verdadeiras.

Teatro Stephens foi o local da reunião do Parlamento Jovem

A delegada regional de Educação da Região Centro, Cristina Oliveira, parabenizou os jovens deputados por terem sido eleitos para esta fase e salientou a “aprendizagem que vão fazer através desta experiência, uma vez que é importante conhecerem a dinâmica de funcionamento dos órgãos de soberania”.

O Programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa promovida pela Assembleia da República, em articulação com a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares/Direção de Serviços da Região Centro e outras entidades, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, particular e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa.

A segunda fase da sessão distrital, que decorre na Marinha Grande, foi organizada em parceria com o Município e o Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente.

Tem por objetivos, entre outros, educar para a cidadania, dar a conhecer a Assembleia da República, promover o debate democráticos e os valores da democracia, incentivando a reflexão e debate de temas da atualidade que preocupam os jovens e a sociedade em geral.

Nesta sessão distrital, estão representadas 28 escolas do distrito de Leiria, que elegeram os seus deputados para debaterem e aprovarem uma recomendação no âmbito do tema  “Fake news – Que estratégias para combater a desinformação?”, que irá ser levada à Assembleia da República nos dias 9 e 10 de maio de 2022 .

Na edição do Programa Parlamento dos Jovens 2021/2022,  com 967 escolas inscritas, estão ativamente envolvidos milhares de alunos,  professores  e respetivas comunidade educativas, tendo-se realizado diversas iniciativas e debates com a participação de Deputados da Assembleia da República e outras entidades que, deste modo, dão aos jovens a oportunidade de dar o seu contributo relativamente a possíveis caminhos a seguir para combater uma realidade tão atual como é a da desinformação/fake news.

    Fonte: GCRP|CMMG

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.