Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/18

70 enólogos, sommeliers, distribuidores e jornalistas, nacionais e internacionais

Concurso Mundial de Sauvignon contou com 1.120 vinhos em competição em Torres Vedras

Especialistas visitaram vinhas de Torres Vedras

O 13.º Concurso Mundial de Sauvignon decorreu em Torres Vedras nos dias 18 e 19 de março. A competição reuniu no Dolce CampoReal Lisboa cerca de 70 enólogos, sommeliers, distribuidores e jornalistas, nacionais e internacionais, que constituíram o júri.

Segundo o diretor do Concurso Mundial de Sauvignon, Quentin Havaux, “esta edição foi um sucesso pela qualidade das condições de acolhimento que tivemos”. Quentin Havaux sublinhou que “o júri internacional do concurso teve a oportunidade única de apreciar a beleza da região de Torres Vedras” e de descobrir “quão rica é em termos de produção de vinho”.

A presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, destacou a importância de receber em “Torres Vedras um painel internacional de especialistas em vinho, que ficaram a conhecer o território, as unidades de enoturismo e os produtores de vinho”. A autarca referiu ainda que “este concurso veio consolidar a estratégia de promoção internacional dos Vinhos de Torres Vedras, que foi impulsionada pela Cidade Europeia do Vinho 2018.”

O concurso internacional contou com 1.120 vinhos sauvignon em competição, de 23 países produtores, incluindo França, Itália, Áustria, Nova Zelândia, África do Sul e Chile. No painel de provadores estiveram representadas mais de 20 nacionalidades, garantindo a diversidade que diferencia o Concurso Mundial de Sauvignon de outros concursos de vinhos.

Após as provas oficiais, os elementos do júri visitaram produtores de vinho e de pastel de feijão, agentes de enoturismo, unidades hoteleiras e equipamentos culturais de Torres Vedras.

A competição foi organizada pela Vinopres, responsável pela organização do Concurso Mundial de Bruxelas, que garantiu a organização técnica das provas e a seriedade e independência que as grandes competições internacionais exigem. O objetivo do concurso passa por promover a qualidade dos vinhos sauvignon, favorecer a sua produção e consumo e dar a conhecer a diversidade desta casta de uva branca.

Na última década, o Concurso Mundial de Sauvignon decorreu em várias regiões produtoras de sauvignon da Europa. Esta foi primeira edição que teve lugar numa região portuguesa.

  Fonte: ACM|CMTV

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.