Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/24

11.ª edição do Festival decorre entre os dias 4 e 7 de abril

Festival Ofélia de Teatro e Artes Performativas regressa às Caldas da Rainha

Festival Ofélia de Teatro e Artes Performativas é organizado anualmente pelos estudantes do 2.º ano da licenciatura em Teatro da ESAD

A cidade das Caldas da Rainha vai acolher mais uma edição do Festival Ofélia de Teatro e Artes Performativas, organizado anualmente pelos estudantes do 2.º ano da licenciatura em Teatro da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) do Politécnico de Leiria. A 11.ª edição arranca no dia 4 de abril, segunda-feira, pelas 16h00, na ESAD.CR, decorrendo até dia 7, quinta-feira.

Iniciado em 2009, o Festival Ofélia de Teatro e Artes Performativas tem como objetivo promover o trabalho dos estudantes, assim como fomentar a criação artística intra e inter escolas de artes. Além disso, procura também inovar em conteúdo e forma, explorar toda e qualquer maneira de fazer teatro, atrair um público fiel e colaborar com todos os campos artísticos adjacentes às artes do espetáculo, como luz, som, cenografia, figurino, design, multimédia, gestão e produção cultural, entre outros.

«O Teatro é o que nos move e os estudantes do curso de Teatro da ESAD.CR vêm, mais uma vez, concretizar este evento pela simples e complexa necessidade de fazer teatro para além dos parâmetros curriculares. Além de darmos destaque à nossa arte, ao trabalho que é produzido no curso e ao orgulho que temos em fazer teatro em Portugal, queremos promover também o intercâmbio de conhecimentos e trabalhos entre cursos similares ao nosso, provenientes de escolas de todo o país», explica a organização do evento.

«Enfrentamos tempos difíceis, no mundo, no país, em nós mesmos. Na Arte, encontramos forma de expressar os nossos medos e incertezas perante o resto das nossas vidas. Procuramos comunicar e partilhar com a comunidade de Caldas da Rainha parte do que estamos nesta cidade a aprender, a fazer. Queremos retomar a proximidade humana de que abdicámos nos últimos tempos», acrescenta a equipa.

As atividades integradas na programação do evento são gratuitas, abertas ao público e têm lugar nos espaços da ESAD.CR e em locais da cidade das Caldas da Rainha, nomeadamente no Centro Cultural e de Congressos (CCC) e no Parque D. Carlos.

Para além dos espetáculos teatrais, performances e a participação das escolas convidadas, como a Universidade de Évora e a Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Politécnico do Porto, o evento contará ainda com a realização de dois workshops, intitulados “Aglomerado” e “Viewpoints”, nos dias 6 e 7, às 18h00 e às 15h00, respetivamente, na ESAD.CR. Já a sessão de encerramento do Festival Ofélia está agendada para dia 7 de abril, às 22h30, no pequeno auditório do CCC de Caldas da Rainha.

O programa completo do Festival Ofélia de Teatro e Artes Performativas será brevemente disponibilizado em www.ipleiria.pt/esadcr/ e em https://www.facebook.com/FestivalOfelia.

Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.