Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

No dia 10 de abril

Reunião do Povo de Tomar decide Festa dos Tabuleiros 2023

Cartaz

Como manda a tradição, vai realizar-se no dia 10 de abril, domingo, pelas 17 horas, no salão nobre dos Paços do Concelho, a reunião do povo do concelho de Tomar, para deliberar sobre a realização da Festa dos Tabuleiros em 2023.

Caberá aos munícipes tomarem a decisão de realizar ou não a Festa no próximo ano, mantendo a sua regularidade de quatro em quatro anos, bem como, em caso afirmativo, procederem à escolha do mordomo.

Única no mundo, a Festa dos Tabuleiros além de consagrada religiosamente ao culto do Espírito Santo, tem a sua origem nas ancestrais festividades pagãs relacionadas com os cereais. O seu momento mais alto é o cortejo principal, com centenas de tabuleiros desfilando pelas ruas da cidade à cabeça das mulheres oriundas de todas as freguesias do concelho.

As ruas ornamentadas, com magníficos enfeites de papel criados pelos próprios moradores, são outro dos grandes motivos de atração, bem como o cortejo dos rapazes, protagonizado pelas crianças do concelho, uma semana antes do cortejo principal, e que cada vez atrai maior número de turistas.

Uma vez tomada a decisão de se realizar a Festa, começa de imediato o trabalho de preparação, com mais de um ano de antecedência, necessário para pôr de pé toda uma imensa estrutura que envolve de uma forma ou de outra a esmagadora maioria das famílias do concelho.

   Fonte: GCI|CMT

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.