Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

“Operação Fátima 2022” arrancou com visita de José Luís Carneiro

Ministro da Administração Interna visita Fátima no âmbito da Peregrinação do 13 de maio

José Luís Carneiro, ladeado por Luís Miguel Albuquerque e Patrícia Gaspar

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, e a secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, deslocaram-se a Fátima nesta tarde de 12 de maio, para acompanharem as operações da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), no âmbito da Peregrinação Internacional do 13 de maio, em Fátima.

O presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque e o vereador Rui Vital receberam os dois membros do Governo Central em plena cidade de Fátima, para uma explicação pormenorizada de todo o contingente envolvido nesta megaoperação montada em torno da peregrinação ao Santuário de Fátima, para a qual são esperadas milhares de pessoas, entre quinta e sexta-feira 13 de maio, naquela que é a primeira grande Peregrinação Aniversária sem as condicionantes provocadas por dois anos de pandemia de Covid-19.

O início da visita decorreu no Posto Territorial de Fátima para um briefing sobre a Operação Peregrinação Segura da GNR, seguindo-se uma visita pela cidade ao Dispositivo de Segurança.

A Comitiva deslocou-se posteriormente ao Posto de Comando da ANEPC, instalado no Colégio de São Miguel, onde se inteiraram da “Operação Fátima 2022”, seguida de uma visita ao Posto Médico Avançado do INEM e ao Posto de Comando de Setor (Alfa).

A visita oficial foi concluída no Posto Médico Avançado da Cruz Vermelha Portuguesa.

O ministro José Luís Carneiro transmitiu “uma mensagem de confiança e de segurança àqueles e àquelas que se dirigem para aquele que é um dos maiores centros espirituais do mundo: Fátima”. O governante agradeceu a todos os profissionais que integram esta vasta operação referindo que “são cerca de 700 elementos que desde o dia 30 de abril têm vindo a acompanhar os fluxos por todo o país, e até numa ação de cooperação também com a Espanha tem vindo a ser desenvolvida, tendo em vista garantir que todo o percurso dos peregrinos se faz em segurança e em condições de bem-estar”.

No total, a “Operação Fátima 2022” conta com cerca de 300 operacionais de mais de três dezenas de corporações de bombeiros dos distritos de Santarém e Leiria, durante os dois dias de duração da Peregrinação, no decurso dos quais será assegurada a prestação de assistência e socorro aos milhares de peregrinos que se deslocam ao Santuário de Fátima para as cerimónias religiosas.

Este dispositivo de segurança envolve também, para além das corporações de bombeiros, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Ourém, a Força Especial de Proteção Civil da ANEPC, o Instituto Nacional de Emergência Médica, a Cruz Vermelha Portuguesa, a Guarda Nacional Republicana e o Corpo Nacional de Escutas, além de outras entidades como a Associação de Servitas de Nossa Senhora de Fátima e o Agrupamento do Centro de Saúde do Médio Tejo.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.