Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/18

Feira mais castiça do Ribatejo decorre de 25 a 30 de maio

Bicentenária Feira de Maio está de regresso à Vila de Azambuja após dois anos de pandemia

Feira de Maio

A Bicentenária Feira de Maio, a mais castiça das Festas Ribatejanas, está de regresso à Vila de Azambuja, entre os 25 e 30 de maio de 2022. Após dois anos de pandemia, a ser festejada em formato online, a feira volta agora em força às ruas, com mais um dia de festa do que é hábito.

Serão seis dias recheados de festa brava e afición, onde não vão faltar atividades equestres, taurinas, animação popular e muita música.

Em destaque, a mágica “noite da sardinha assada”, sexta-feira, dia 27 de maio, recebe a atuação do cantor Toy, e no sábado, dia 28, sobem ao palco os “Expensive Soul”. Duas grandes propostas musicais, gratuitas para todo o público, no Campo da Feira, junto à Praça de Touros Dr. Ortigão Costa.

Nas ruas da vila, as seis largadas de toiros continuam a constituir a grande atração do evento (dia 25 / 22h00; dia 26 / 19h00; dia 27 / 22h00; dia 28 / 19h00; dia 29 / 10h30; e dia 30 / 18h30), fazendo as delícias dos mais aficionados e dos milhares de visitantes. Isto, sem esquecer as muitas tertúlias particulares, que abrem as portas a quem queira refrescar a garganta ou petiscar, e ainda a ornamentação bem garrida e castiça de fachadas e janelas que tornam esta feira tão genuína e única. A novidade deste ano é o dia extra, quarta-feira 25, véspera do feriado municipal, com uma entrada de toiros conduzidos por campinos, pelas 22h00. Este dia surge na programação da Feira de Maio na sequência da oferta do cavaleiro tauromáquico natural de Azambuja, Paulo Jorge Ferreira, que patrocina os toiros para esta largada, por ocasião dos seus 20 anos de alternativa.

No dia 26 de maio, o destaque vai para a inauguração oficial da Bicentenária Feira de Maio, que contará com a participação da Fanfarra da Associação dos Bombeiros Voluntários de Azambuja, campinos e elementos das tertúlias, pelas 17h00, na Praça do Município. Este dia, dedicado às tertúlias, irá começar, às 16h00,com o tradicional desfile de tertúlias pelas ruas da vila ao som do grupo popular “Pilha-Galinhas”; seguindo-se, às 16h30, o espetáculo “Isto é Azambuja”, criando ambiente para a inauguração.

Para a noite de sexta-feira, 27 de maio, está reservado um dos momentos altos da festa, o desfile dos campinos com o gado, à luz de archotes, às 21h00, seguido da emblemática largada noturna. Após a recolha dos toiros (depois da meia-noite), inicia-se a distribuição gratuita de sardinhas, pão e vinho em diversos pontos centrais da vila. Pela noite dentro, e pelas ruas fora…, para além do concerto de Toy, dois grupos de baile “Geração XXI” no Largo do Rossio e “Pringá” no Largo de Palmela, o tradicional Fado Vadio no Largo da Fonte de Santo António e no Largo dos Pescadores, e duas bandinhas itinerantes animam os arraiais até ao romper da manhã.

O sábado –Dia do Cavalo, será dedicado às atividades equestres, com o concurso de modelo e andamentos, classe éguas afilhadas; coma prova de perícia de campinos, a prova de condução de jogos de cabrestos e o tradicional passeio livre a cavalo pela vila e tertúlias.

Na manhã de domingo, 29 de maio, preenche-se a página mais solene da feira, com a tradicional Homenagem ao Campino. Este ano, todos os campinos terão o seu valor publicamente reconhecido na homenagem a José Joaquim Rodrigues da Silva “Mimoso”, um dos campinos que há mais anos participa na Feira de Maio e quetem dedicado a sua vida à criação do toiro bravo. No segundo momento da cerimónia, será entregue o Pampilho de Honra gravado com o nome do antigo campino Joaquim Luís Vicente.

Destaque ainda para a Tradicional Corrida de Toiros à Portuguesa, pelas cinco da tarde na Praça de Touros Dr. Ortigão Costa. O cartel 2022 conta com os cavaleiros Manuel Telles Bastos, Marcos Bastinhas, Duarte Pinto, Andrés Romero, Parreirita Cigano e o praticante Joaquim Brito Paes. As pegas estarão a cargo do grupo de Forcados Amadores de Azambuja, capitaneados por Nuno Matos, que pegam em solitário, no âmbito das comemorações do 55.º aniversário do grupo. Nesta corrida será homenageado um dos antigos cabos, Francisco Vassalo.

Na reta final das festividades, a manhã de segunda-feira, 30 de maio, é dedicada às crianças com a iniciativa “Feira na Vila”, com atividades de animação para alunos do 1.º CEB e Ensino Especial, pelas ruas do evento. A derradeira tarde despede-se com a entrega de diplomas e prémios às melhores ornamentações e, ainda, a última largada de toiros. À meia-noite, um espetáculo de fogo-de-artifício dará por encerrada a Feira de Maio 2022!

A edição deste ano da feira não apresentará o espaço de atividades económicas, artesanato e tasquinhas. No Jardim Urbano Dr. Joaquim A. Ramos, estará instalado o Palco Tradições no qual, ao longo dos dias da feira, irão decorrer diversas exibições desportivas e culturais de coletividades e associações das várias freguesias do concelho.

Além dos dois grandes concertos, gratuitos, inseridos na programação da Feira de Maio, promovidos pela Câmara Municipal de Azambuja, irá decorrer, no recinto do Páteo Valverde, o programa “Noites com Sabor”, organizado pela UTA-União de Tertúlias de Azambuja.

A iniciativa promete animar algumas noites da festa com R.A.Y.A e Bellota Trompetera (dia 25), Maninho e Sonido Andaluz (dia 26), e Fado Marialva e Pilha Galinhas (dia 29) e é da inteira responsabilidade da União de Tertúlias de Azambuja e os bilhetes já se encontram à venda (TicketLine, Café Versátil, uniaotertuliasazambuja@gmail.com).

Programa completo, aqui.

 

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.