Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/20

Nos dias 21 e 22 de maio

Bom Dia Cerâmica celebra uma das mais ancestrais tradições industriais do concelho de Alcobaça

Logótipo da iniciativa

Como em anos anteriores, as cidades e vilas de cerâmica portuguesas e membros honorários que a compõem, participam na jornada europeia das Cidades Cerâmicas Bom Dia, Cerâmica! de 21 e 22 de maio de 2022, com o objetivo de chamar a atenção do público para a cerâmica nacional e europeia, através da realização de vários eventos.

Exposições, visitas guiadas, horário especial de funcionamento das oficinas e ateliês cerâmicos ou empresas cerâmicas, demonstrações de decoração de cerâmica, jogos, museus abertos à noite, atividades para crianças, performances, concertos com instrumentos cerâmicos, conferências e palestras, e muitos mais compõe o programa desta iniciativa internacional.

O Município de Alcobaça, enquanto membro fundador da APCVC, integra um programa variado onde ganha destaque os dias abertos nos museus, a exposição “Museu na Aldeia: Cabeças vai ao Museu Raul da Bernarda” e as visitas guiadas do Mosteiro de Alcobaça (DGPC) e Mosteiro de Coz. Associado ao programa está ainda uma programação online que integra a programação europeia via vídeo streaming.

“O Bom Dia Cerâmica realiza-se em Alcobaça desde 2017 e representa um momento de celebração de uma das mais ancestrais tradições industriais do concelho e de todo o país. Na qualidade de membro fundador da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmicas, é com orgulho que o Município se associa uma vez mais a esta iniciativa internacional que confere prestígio e notoriedade a este setor que tem sido um exemplo de resistência aos mais diversos contextos adversos”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues.

Consulte em baixo o programa completo.

Bom Dia, Cerâmica!

21 e 22 maio
Museu Raul da Bernarda | Online | Mosteiro de Alcobaça

21 e 22 maio

Dia Aberto no Museu

» Visita à exposição permanente da coleção da antiga fábrica Raul da Bernarda, reportando à louça artística de Alcobaça de finais do século XIX aos anos 50 do século XX.
» Exposição Museu na Aldeia:
Cabeças vai ao Museu Raul da Bernarda
Exposição Temporária
Produção: SAMP | Rede Cultura 2027 | CMA – Museu Raul da Bernarda
Museu Raul da Bernarda
10h00 às 13h00 e 14h00 às 17h00

21 E 22 MAIO

ONLINE – Registo vídeo da iniciativa do projeto Museu na Aldeia no Museu Raul da Bernarda

Registo vídeo da apresentação performativa “Aldeia Vai ao Museu” da comunidade de Cabeças (Alvaiázare) e da inauguração da exposição “Museu na Aldeia: Cabeças vai ao Museu Raul da Bernarda” realizada a 19 de abril de 2022.

A Aldeia de Cabeças (Alvaiázere) foi a mais recente comunidade a realizar a inauguração da sua própria exposição no âmbito do projeto Museu na Aldeia, desenvolvido pela Sociedade Artística e Musical de Pousos (SAMP, Leiria), inserido na programação da Rede Cultura 2027. A obra de co-criação desenvolvida pela comunidade de Cabeças, em conjunto com profissionais do Museu envolvido e a equipa artística SAMP, teve como inspiração a escultura de cerâmica “Cabeça Cruzada II” de Alberto Cidraes.

Vídeo disponível a partir das 01h00 de 21-05 – https://youtu.be/Nj1blNyZ5sw

22 maio . 15 h

» Visita Guiada do Mosteiro De Alcobaça
Os núcleos de escultura em Terracota do Mosteiro
Visita orientada por Cecília Gil
Público geral | Entrada gratuita | 90 min | Nº participantes: 15 pessoas
Inscrição prévia: visitas@malcobaca.dgpc.pt

  Fonte: GRPP|CMA

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.