Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/24

Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche

Psiquiatria do Centro Hospitalar do Oeste obtém 2.º prémio ‘Séries Clínicas’ no VII Fórum Neurociências

Entrega dos prémios Janssen Neuroscience RWE Award 2022 

A equipa da Consulta do Primeiro Episódio Psicótico do CRI de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar do Oeste recebeu o 2.º prémio Janssen Neuroscience RWE Award 2022 na categoria ‘Séries Clínicas’, no dia 14 de maio de 2022 no VII Fórum Neurociências, que decorreu em Lisboa.

O trabalho intitulado «Caracterização Clínica e Demográfica dos doentes seguidos na Consulta de Primeiro Episódio Psicótico do Centro Hospitalar do Oeste» foi desenvolvido pela Dra. Sofia Marques, Dra. Cátia Dias, Dr. Hugo Silva, Dra. Liliana Ferreira, Dra. Mónica Grais, Enf.º Nuno Água, Dra. Patrícia Frade e Enf.ª Vera Leal, e premiado com o valor de 1.500 euros.

O estudo foi apresentado pela Dra. Liliana Ferreira, e o prémio foi recebido pela Enf.ª Vera Leal, tem sido votado pelos pares. Este trabalho pretendeu caracterizar a amostra de doentes com primeiro episódio psicótico relativamente aos dados sociodemográficos, diagnóstico psiquiátrico, consumo de substâncias psicoativas e principais intervenções realizadas.

Para a diretora do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do CHOeste, Dra. Patrícia Frade, a atribuição deste prémio é o reconhecimento de alguns anos de trabalho nesta área do Primeiro Episódio Psicótico e que vem provar que é possível fazer um trabalho diferenciado nos hospitais periféricos, e assim proporcionar à população intervenções precoces que melhoram o prognóstico de doenças mentais graves, mesmo longe dos Hospitais Centrais.  Trata-se de intervenções que exigem uma grande dedicação dos profissionais envolvidos.

Instituído pela Janssen-Cilag Farmacêutica, este prémio tem por objetivo galardoar trabalhos científicos em “real world evidence” de Psiquiatria na área das Psicoses e da Esquizofrenia, com a finalidade de promover a investigação nestes domínios.

O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais de Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra.

  Fonte: GC|CHO

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.