Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/20

Acordo prevê ainda ações nas áreas da Cultura, Mobilidade, Internacionalização e Mecenato

Protocolo aproxima Politécnico de Leiria e LSI Stone na formação, prestações de serviço e projetos de investigação

Regina Vitório, CEO e sócia fundadora da LSI Stone e Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, assinaram o protocolo

O Politécnico de Leiria e a empresa LSI Stone, com sede nas Pedreiras, Porto de Mós, e escritórios em Londres, formalizaram um protocolo de cooperação que visa, entre outros objetivos, a promoção de estágios e de ações de formação, Cultura, Investigação, Mobilidade, Internacionalização e Mecenato. O protocolo foi assinado no dia 16 de maio, nos Serviços Centrais do Politécnico de Leiria, entre o presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa, e Regina Vitório, CEO e sócia fundadora da LSI Stone.

«A celebração deste protocolo é uma oportunidade grande de ligação ao setor dos recursos minerais e transformação da pedra, que é um ativo da região muito relevante, quer do ponto de vista do emprego criado, do valor acrescentado ou das exportações. O protocolo é um compromisso com a formação e com a captação e retenção de talento, que está ao serviço da região e das empresas», afirmou Rui Pedrosa.

«Este protocolo identifica várias áreas de atuação, algumas que já estão a ser concretizadas, e outras que serão num futuro a curto prazo», referiu o presidente do Politécnico de Leiria, destacando a «abertura da relação entre Academia e empresas». «O Politécnico nasceu assim, sente-se bem assim e no futuro continuará a ser assim, nesta proximidade com as empresas.»

Ao nível dos estágios, o Politécnico de Leiria e a LSI Stone vão colaborar na realização de estágios e projetos finais de curso, promovidos pelo Politécnico de Leiria e as suas Escolas, no âmbito das suas formações em Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP), licenciaturas e mestrados, em distintas áreas.

Por sua vez, no que diz respeito à formação, o protocolo prevê a promoção conjunta de seminários, workshops e outras iniciativas públicas, e a participação em ações de formação de interesse mútuo, estimulando a partilha de conhecimento, tendentes ao desenvolvimento das capacidades e potencialidades de cada uma das partes, bem como a cooperação no desenvolvimento de cursos de curta duração (short advanced courses), incluindo no âmbito da Universidade Europeia liderada pelo Politécnico de Leiria, a Regional University Network (RUN-EU), de pós-graduação ou outros, nomeadamente tendo em vista uma aproximação entre comunidade científica e o conhecimento técnico.

No âmbito da Cultura, Criatividade e Inovação, o protocolo define a criação de um enquadramento para a concretização de projetos de cocriação e residências artísticas na LSI Stone ou em espaços por si identificados, envolvendo professores, investigadores, estudantes, diplomados e artistas.

O protocolo abrange ainda a Investigação, com vista ao desenvolvimento de projetos em colaboração entre o Politécnico de Leiria e a LSI Stone, envolvendo as Escolas do Politécnico de Leiria ou as suas Unidades de Investigação, ligados, em especial, à área da Sustentabilidade. As duas organizações vão ainda, no âmbito da Mobilidade, estudar novas formas e procurar potenciar mecanismos de agilização de mobilidades internacionais para estudantes ou docentes do Politécnico de Leiria e colaboradores da LSI Stone.

Na área da Internacionalização, ambas as partes procurarão colaborar no desenvolvimento de novas parcerias internacionais, disponibilizando-se desde já o Politécnico de Leiria a promover maior conectividade através das redes e consórcios internacionais que integra, com vista à aproximação entre a LSI Stone e entidades relevantes, nomeadamente através da RUN EU.

Por fim, no que respeita ao Mecenato, a LSI Stone disponibiliza-se a apoiar iniciativas promovidas pelo Politécnico de Leiria, como por exemplo o “Politécnico de Leiria + Indústria”, visando a atribuição de bolsas aos melhores estudantes e o desenvolvimento de atividades conjuntas que proporcionem aos mesmos um contacto mais próximo com o tecido empresarial e que promovam a sua integração no mercado de trabalho.

«A LSI foi fundada há 23 anos, e tem crescido bastante na cadeia de valor, sendo uma empresa que está focada no valor acrescentado. Ao longo do percurso da LSI tenho defendido a proximidade da empresa com os centros de saber, pois são estes que ajudam as empresas a estarem dotadas de mais conhecimento, tornarem-se mais competitivas e desenvolverem muito mais as economias», destacou Regina Vitório, CEO da LSI Stone.

«Este é um protocolo muito importante para a LSI e para o setor, que acaba por ser muito visto à margem de outras fileiras, por a pedra natural ainda ser considerada uma coisa bruta e cheia de pó, quando na realidade já não é assim. Somos uma indústria já bastante modernizada e apelativa, e pretendemos modernizá-la ainda mais. Para isso, contamos com o Politécnico de Leiria», afirmou Regina Vitório.

A cooperação entre o Politécnico de Leiria e a LSI Stone traduzir-se-á ainda em distintas formas de colaboração bilateral, como a utilização de recursos humanos, meios técnicos e infraestruturas tecnológicas para a realização de trabalhos de investigação, de ensino e de formação de recursos humanos, a realização de projetos de investigação fundamental ou aplicada e de trabalhos de prestação de serviços, de iniciativa conjunta ou autónoma a realizar por elementos de ambas as partes, em áreas de interesse comum, a disponibilização recíproca das suas instalações, equipamentos, serviços e recursos humanos, para a realização de ações conjuntas, entre outras.

     Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.