Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/25

Roteiro integra equipamentos museológicos e coleções

Município de Tomar lança Roteiro Museológico

Lançamento do Roteiro Museológico de Tomar

O Complexo Cultural da Levada foi palco, no dia 18 de maio, do lançamento do Roteiro Museológico de Tomar, um novo instrumento informativo que oferece ao público, (Inter)nacional, um guião com várias e novas opções a visitar no concelho. Apresenta, para além da oferta museológica convencional, outros projetos locais, equipamentos e coleções visitáveis, património rural e etnográfico de interesse cultural e turístico, desenvolvidos por Juntas de Freguesia e Associações locais.

Este projeto desenvolvido pela Divisão de Turismo e Cultura do Município de Tomar, mais concretamente pela equipa técnica do Gabinete de Museologia, conta, por ora, com dezanove espaços visitáveis, mas, como referido pela vereadora Filipa Fernandes, é um trabalho em constante desenvolvimento, prevendo-se para breve o aumento da sua oferta. Filipa Fernandes destacou a relevância desta nova ferramenta que não só divulga o concelho de Tomar como valoriza e promove o património histórico e cultural.

A “Orientação Estratégica Para a Dinâmica Museológica Local” foi apresentada por João Pinto Coelho, um documento que entre outras ações fundamenta a criação do Roteiro. Um trabalho que resulta de pesquisa exaustiva a casos nacionais e estrangeiros bem como de visitas técnicas a vários espaços e contou com a colaboração de vários intervenientes internos e externos ao município, nomeadamente de vários agentes locais.

Nesta primeira fase foram integrados no roteiro os seguintes equipamentos museológicos e coleções:  Complexo Cultural da Levada de Tomar, Fundição Tomarense – Núcleo Museológico, Central Elétrica de Tomar – Núcleo Museológico, Moagem “A Portuguesa”, Moagem “ A Nabantina”, Centro de Estudos em Fotografia de Tomar (CEFT), Igreja Santa Maria do Olival, Capela de Santa Iria, Núcleo de Arte Contemporânea (NAC), Igreja de São João Baptista, Sinagoga e Núcleo Interpretativo da Sinagoga de Tomar e do Museu Luso Hebraico, Casa Memória Lopes Graça, Centro de Interpretação e Sensibilização Ambiental, Museu dos Fósforos Aquiles de Mota Lima, Museu da Latoaria, Museu Etnológico do Caniçal, Museu Etnográfico de Carregueiros, Centro de Interpretação da Pedreira e Museu Etnográfico e Rural de Alviobeira.

  Fonte: GCI|CMT

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.