Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/24

No âmbito do Projeto 5 Municípios. 5 Culturas. 5 Sentidos

Óbidos recebe espetáculo de dança e vídeo mapping na Praça de Santa Maria

Cartaz

No âmbito do Projeto 5 Municípios. 5 Culturas. 5 Sentidos, Óbidos recebe no dia 28 de maio, sábado, pelas 22 horas, na Praça de Santa Maria, o espetáculo intitulado “Entre Palavras”, com a participação da Vortice Dance Company, da banda filarmónica da Sociedade Musical e Recreativa Obidense e poetas populares do concelho.

Inspirado na matéria cultural e humana e nas tradições de cada território, este evento cruza diversas linguagens artísticas, com especial ênfase para o videomaping, a dança e a música. Uma coprodução da Vortice Dance Company com os municípios de Óbidos, Águeda, Idanha-a-Nova, São Pedro do Sul e Seia.

É um espetáculo itinerante que ganha sentido ao trazer e levar a identidade cultural e artística de cada local. Cinco terras, cinco gentes, cinco almas…. todas diferentes, unidas pelo mérito das práticas culturais e artísticas que promovem. Alicerça-se na partilha de saberes e experiências entre municípios e entre artistas, com o envolvimento de grupos e artistas locais.

“Unir cinco territórios geograficamente distantes apresenta, à partida, vários desafios mas também oportunidades extraordinárias de crescer e florescer a rede de cooperação da parceria. Procura-se com este programa cultural integrado não só a partilha de saberes e experiências entre Municípios, no que diz respeito à promoção da cultura, como também o reforço da visibilidade e diferenciação da identidade cultural e territorial de cada Município”, refere Margarida Reis, vereadora com o pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Óbidos.

Em Óbidos, uma das Cidades Criativas da Literatura UNESCO, mergulhamos no universo das palavras e dos poetas. Aqui, os criadores inspiram-se no que os escritores desta “Vila Literária” têm para nos contar sobre as gentes, os costumes e a terra. Poemas que passam das folhas de papel para as paredes, que também têm o que contar… Um espetáculo que ganha sentido e cor pela fusão de artes e de saberes.

Óbidos é um dos parceiros do Projeto 5 Municípios. 5 Culturas. 5 Sentidos. que junta os municípios de Águeda, Idanha-a-Nova, São Pedro do Sul, Seia e Óbidos. Tem como objetivo o desenvolvimento de um programa de ação, composto por um conjunto variado de iniciativas que se complementam e são destinadas a promover a dinamização da atividade cultural em estreita articulação com a valorização do património distintivo do território, procurando desta forma o incremento da captação de fluxos turísticos para os Municípios e para a Região Centro.

Deste modo, os Municípios que constituem esta rede notabilizam-se no contexto territorial da Região Centro, e até nos contextos nacional e internacional, pelas práticas artísticas e culturais que promovem e dinamizam e lhes conferem identidade.

A riqueza cultural de Óbidos, relacionada com a literatura, reflete-se na sua integração na rede de Cidades Criativas da Literatura UNESCO, sendo uma referência para outros territórios no que diz respeito à promoção cultural de espaços históricos.

Considerando as potencialidades dos diversos Municípios para a promoção artística e tendo por base a sua própria identidade cultural, procura-se com esta iniciativa, o estímulo à produção artística e enriquecimento cultural de cada Município, com a dinamização integrada de uma coprodução.

     Fonte: DV|GCD|CMO

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.