Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

Uma iniciativa inédita e inusitada que promete surpreender os visitantes

Arte no Frio: Câmara frigorífica convertida em galeria de arte, no Cadaval

“Arte no Frio” é uma iniciativa do painhense Jaime Rodrigues

O Cadaval vai ser palco do inédito evento “Arte no Frio”, iniciativa do painhense Jaime Rodrigues com a especial colaboração do Município do Cadaval, que consiste num ciclo de exposições de artesanato inusitadamente montadas no interior de uma câmara frigorífica. A inauguração acontece já dia 29 de maio, pelas 15h00, na Coopval – Cooperativa Agrícola dos Fruticultores do Cadaval, ficando patente até 26 de junho. 

Jaime Rodrigues é o mentor do inédito projeto “Arte no Frio”, sendo ele próprio um criador de arte, com trabalhos baseados essencialmente na técnica de “pouring” sobre madeira. O autor, natural do Painho (Cadaval), é também o rosto da marca de artesanato “Sr. Serafim”, e estará igualmente presente com os seus trabalhos de pintura e escultura.

De quinta a domingo, das 15h às 19h, o ciclo de exposições permanecerá gratuitamente visitável, ao longo do mês de Junho, nas instalações da Coopval.

Acerca do impulsionador da iniciativa

Foi há cerca de dois anos e meio que, ao arrumar antigas moedas de reis, Jaime Rodrigues se lembrou de procurar uma forma de criar pregadeiras e pulseiras para, nesse Natal, oferecer a familiares e amigos.

Deu-se, depois, a constante procura de outros materiais «arrumados» ou obsoletos, mas cuja (re)utilização fosse incomum.

Pelo caminho, surge a marca “Sr. Serafim”, a lembrar a icónica figura de seu pai. Tal como sustenta, «afinal eram dele as primeiras moedas utilizadas e o local de criação que, sob o olhar atento e aconselhador do painhense Jorge Romão, evoluiu para o Espaço Sr. Serafim».

Jaime Rodrigues revela fascinar-se pelo processo de transformação, sem tutoriais, com experienciação intensa, assente na tentativa-erro. Diz não procurar o belo, nas suas criações, mas sim surpreender-se a si próprio.

Através da utilização do “pouring” sobre madeira, Jaime procura escapar à convencionalidade dos materiais, substituindo as telas por madeira e as tintas acrílicas por tintas de parede, quase na totalidade. Para o autor painhense, o olhar e o comentário do visitante são os melhores avaliadores.

Acerca dos expositores participantes

Como já referido, este ciclo de exposições terá lugar numa câmara frigorífica, onde habitualmente é armazenada a fruta para comercialização (pera rocha, maioritariamente), que constitui a base da economia local cadavalense. Para o efeito, a Coopval, sediada na vila do Cadaval, acedeu à disponibilização de uma das suas câmaras de frio para acolher o singular evento.

A inédita iniciativa reunirá quatro artistas convidados, todos eles com ligações ao Concelho, que irão mostrar os seus trabalhos rotativamente, ao longo do mês de junho, nas vertentes kitsch, craft design, madeiras, acrílico sobre tela, design gráfico e têxtil e ainda joalharia.

Assim, na primeira semana caberá ao pintor e escultor Jorge Romão, de 2 a 5 de junho, divulgar a sua arte “kitsch”. Embora residindo no histórico bairro da Graça, em Lisboa, as suas raízes provêm da aldeia do Painho, no concelho do Cadaval. A sua representação vai além-fronteiras, possuindo coleções privadas no Reino Unido, Bélgica, Luxemburgo, Dinamarca e Dubai. Já foi apelidado de “Almada Negreiros do séc. XXI. Dono da marca Arte Jota, as exposições fazem parte da sua vida como artista, mas é na criação (que inclui a escrita) que assenta a sua forma de estar.

Margarida Romão ocupará a segunda semana desta atividade, entre 9 e 12 de junho, divulgando a sua marca Modartt, baseada no “Craft Design”, que representa uma forma de paixão transformada na sua profissão.

A Modartt surge em 2015 com uma linha de produtos que são mais do que bijuteria e complementos de moda. Formada em Vitrinismo e Decoração de Interiores, percebeu que era no design de peças únicas que iria assentar a sua arte.

Ainda nesta segunda semana (9 a 12 de junho), o evento “Arte no Frio” contará também com a presença de Art.MVentura, que proporcionará uma mostra de arte em madeira.

Manuel Ventura é encarregado geral numa empresa de construção, sendo que há dois anos começou a trabalhar com as madeiras que se cruzavam no seu caminho. O seu objetivo passa por recriar e transformar materiais oriundos da natureza em objetos de arte de decoração e de uso diário.

A seguir, de 16 a 19 de junho, será a vez de Iryna Tarasova (@iryna_tarasova_art) artista autodidata de origem ucraniana, expor acrílico sobre tela.

Iryna organiza workshops de criatividade, dado o seu espírito empreendedor, tendo sempre procurado quebrar as regras. A partir do dia 16 de junho, os seus quadros poderão ser apreciados, a par de outros trabalhos em papel.

Posteriormente, de 23 a 26 de junho, seguir-se-á Isa Marita, com uma mostra de Design Gráfico e Têxtil a preencher a quarta e última semana da iniciativa.

O seu trabalho criativo centra-se na arte digital, mas também ilustra fora do ambiente virtual, explorando diferentes materiais, para além do papel.

A jovem ilustradora de 26 anos é designer gráfica de profissão, mas a sua paixão engloba a arte no seu geral.

Margarida Costa marcará também presença nesta quarta semana (23 a 26 de junho) mostrando peças de Joalharia.

Com 30 anos de experiência profissional na área da investigação e consultoria, decidiu seguir o seu coração e fazer uma mudança radical na sua vida. Regressou à sua terra natal e, embora continue a trabalhar como consultora independente, a apoiar PME’s da região, é na joalharia que encontra uma das suas maiores realizações.

Ao longo dos últimos anos, Margarida tem frequentado aulas particulares com diferentes joalheiros, para aperfeiçoar a sua técnica, e realizado vários workshops de joalharia, na A.R.C.O. e na Escola de Joalharia de Barcelona.

É nas coisas simples da vida que diz inspirar-se para a criação de peças únicas que vêm por certo enriquecer o mundo da bijuteria.

A não perder este inédito ciclo de exposições!

   Fonte: BF|SCRP|CMC

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.