Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

Por ocasião do 30º aniversário

Concurso de Música Moderna de Alcobaça doa maquetes de canções ao Arquivo Nacional do Som

Atuação da banda marinhense Estado Sónico

Comemora-se em 2021 o 30º Aniversário do Concurso de Música Moderna de Alcobaça, que o Bar Ben levou a efeito em sete edições, de 1991 a 1997. A História do evento recorda factos importantes que contribuíram para um sucesso ainda hoje evocado, nomeadamente a participação no concurso de conhecidas bandas nacionais, caso dos Blasted Mechanism, vencedores incontestados da edição de 1995, e a revelação de muitas novas bandas, nomeadamente os hoje internacionalmente reconhecidos The Gift, segundos classificados na edição de 1994.

A fase final da primeira edição do concurso teve o seu início em 5 de julho de 1991 e será essa a data de referência das enunciadas comemorações. A sua componente principal será a doação ao Arquivo Nacional do Som das maquetes de candidatura de bandas ainda disponíveis no espólio do Concurso de Música Moderna de Alcobaça, sendo as mesmas em formato cassete áudio, fazendo também parte desse conjunto material de candidatura das mesmas, que permitirá uma sua melhor inventariação por aquela entidade pública, presentemente em fase de instalação.

Pedro Félix, coordenador da sua equipa instaladora, especifica que “o Arquivo Nacional do Som será uma estrutura arquivística que ficará encarregada da preservação e acesso a documentos sonoros, independentemente do suporte histórico em que se encontram e do seu conteúdo. Presentemente, o Ministério da Cultura criou uma estrutura de missão, instituída por Resolução de Conselho de Ministros, com o objectivo, entre outros, de elaborar um dossier técnico conforme as normas técnicas e as boas práticas internacionalmente estabelecidas. A dupla tutela -Ministério da Cultura e Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior- , reflecte com rigor o entendimentos que o Arquivo terá dos documentos sonoros, não só como património cultural e artístico que são, mas também como documentos científicos para estudo”.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.