Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/18

Na Galeria Jorge Martins, do Sport Operário Marinhense

Arnaldo Matos apresenta na Marinha Grande livro “O íntimo – Poemas & Divagações”

Capa do livro

No dia 18 de Junho, às 17h, vai ser lançado na Galeria Jorge Martins, do Sport Operário Marinhense, na Marinha Grande, o livro “O íntimo – Poemas & Divagações”, da autoria de Arnaldo Matos. A apresentação do livro (com 240 páginas), editado pela Hora de Ler, será feita por Margarida Font.

Referências sobre o autor e o livro

Arnaldo Domingues Matos nasceu na Marinha Grande, no lugar da Ordem, em 12 de Fevereiro de 1938. Trata-se de uma figura de incontornável importância na Marinha Grande, sendo um respeitável seguidor de uma tradicional família daquele lugar que sempre manteve uma íntima ligação com as grandes questões sociais. Prefigura uma personalidade muito especial nos mais diversos aspetos sociais, económicos, culturais e políticos, desempenhando com paixão tarefas de grande importância.

Sublinhe-se a sua personalidade particularmente invulgar pelo seu bom carácter e espírito humanista. Homem de elevado espírito de solidariedade, tem dedicado, silenciosamente, parte da sua vida, colaborante com diversas obras de apoio social, a muitas situações de carência que não se podem ignorar. É, aliás, membro ativo e fundador do Rotary Club da Marinha Grande, onde tem oferecido prestimosa colaboração.

Poeta por intuitiva vocação, tem mostrado ao público para além da publicação do livro “A Nu” em 1988, muitos trabalhos editados nos jornais locais.  Porém, para surpresa dos seus amigos, no ano em que completou 69 anos, faz uma edição limitada de uma pequena recolha dos seus poemas que oferece “Emoções – 69”. Este valioso livro encerra, para além de poemas escolhidos pelo autor, alguns contos – pequenos – que expressam notas breves de emoção, muito comuns no comportamento libertário e social de Arnaldo Matos.

No livro que agora se vai apresentar, “O íntimo – Poemas & Divagações”, mostra-se o autor a si próprio, exatamente como se expressa quase compulsivamente, através de sentimentos tão esclarecidos e sinceros que o leitor passa a conhecê-lo pela transparência pura da verdade!

Quem o conhece bem e tem capacidade para o ouvir, fica a saber, a cada passo, a importância de um homem que “verte” de si próprio a verdade existencial que o apoquenta, sem distorcer o pensamento. O Amor transborda em todas as páginas deste livro. Para além dos poemas, o livro insere ainda algumas divagações sobre experiências e momentos da sua vida, ilustradas com algumas fotografias.

 

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.