Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/24

No âmbito dos concertos Promenade 2.0

S.A. Marionetas e Orquestra Filarmonia da Beiras apresentam "O Retábulo de Mestre Pedro" no Coliseu do Porto

Cartaz

A companhia S.A.Marionetas e a  Orquestra Filarmonia da Beiras apresentam domingo, dia 19 junho, às 11h, no Coliseu do Porto no âmbito dos concertos Promenade 2.0 · “O Retábulo de Mestre Pedro”, de Manuel de Falla.

O Retábulo de Mestre Pedro é uma obra de Manuel de Falla composta a partir de um episódio do clássico de Dom Quixote de la Mancha, de Cervantes. Esta história, que explora o jogo entre a realidade e a ficção, será apresentada por marionetas, dobradas por cantores.

O concerto terá a música da Orquestra Filarmonia das Beiras e os bonecos da S. A. Marionetas. Nesta sessão descontraída para miúdos e graúdos, o musicólogo Jorge Castro Ribeiro vai contar ao público todas as curiosidades sobre as obras musicais, abrilhantadas pelo design multimédia de Sara Botelho. Há ainda um quizz musical imediatamente antes do concerto para os espectadores

Introduzidos em Portugal pelo Coliseu Porto Ageas em 2005, nas nove temporadas realizadas até 2014 os Concertos Promenade atraíram mais de 130 mil espectadores. A nova versão 2.0 recuperou os mesmos objetivos com que foram criados: proporcionar uma experiência lúdica às famílias através da descoberta dos segredos e das curiosidades de um repertório eclético, ficou marcada pela aposta no cruzamento da música com outras artes, como a dança, a ópera, o cinema.

Em 2022 os Promenade 2.0 estão de volta, com direção artística e programática de Cesário Costa, comentários dos musicólogos Alexandre Delgado e Jorge Castro Ribeiro e uma componente multimédia criada por Sara Botelho, e um programa para todos assente em expressões artísticas diferenciadas, numa perspetiva de educação musical em ambiente informal e familiar.

O Retábulo de Mestre Pedro de Manuel de Falla

Orquestra Filarmonia das Beiras
Direção: Rita Castro Blanco
Comentários: Jorge Castro Ribeiro
Design multimédia: Sara Botelho
SA. Marionetas: José Manuel Valbom Gil, Natacha Costa Pereira, Sofia Olivença Vinagre
Vera Silva: Trujamán
Pedro Cruz: Mestre Pedro
Tiago Matos: D. Quixote

Sala Principal
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: para todos os públicos
DURAÇÃO APROXIMADA: 1h00
ABERTURA DE PORTAS: 10h00
PROMOTOR: Coliseu Porto Ageas

Mais informações em :

https://www.coliseu.pt/evento/20220619-concertos-promenade-20-o-retabulo-de-mestre-pedro-de-manuel-de-falla

https://www.samarionetas.com/o-ret%C3%A1bulo-de-mestre-pedro

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.