Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/20

De 24 de junho a 3 de julho

Torres Novas promove 1.ª Mostra de Sabores e Produtos do Território

Cartaz

O Município de Torres Novas promove, de 24 de junho a 3 de julho, a 1.ª Mostra de Sabores e Produtos do Território em 25 restaurantes aderentes do concelho.

Durante estes dias servem-se à mesa dos restaurantes A Gamela dos Sonhos, A Tertúlia do Nabeiro, Atrás dos Vinhos, Babalhau by Chef Lurdes, BlueG’IN Bistro, Brasão Real, Casa das Enguias, Çoudos Antigo, De’Gustar, Dom Gula, Hotel Torres Novas – Restaurante, Inprovável, Mamma Mia, Mário Alturas, Marisqueira Aquário, Mosteiro do Leitão, O Regresso, Restaurante Nersant, Retiro da Ti Lena, Ritonicho, Rossio Restaurante Bar, Saborearte, Seven Restaurante, Solar da Valada e Temperos da Luz, diversas especialidades e produtos típicos da gastronomia torrejana.

A gastronomia local e regional é rica e diversa, consignando em si mesma um polo de atração de visitantes à região. Dado o valor e a notoriedade intrínsecos à preservação e à promoção do potencial gastronómico do concelho de Torres Novas, bem como o importante contributo para a dinamização do setor da restauração e dos produtores do território e também do comércio local, a realização desta mostra nos restaurantes aderentes visa sublinhar a importância de um conjunto de produtos e sabores do território predominantes e simultaneamente diferenciadores no concelho de Torres Novas.

Nesse sentido, os restaurantes foram desafiados a criar menus diários com produtos do território, produzidos e rotulados no concelho, nomeadamente vinhos, aguardentes de figo preto de Torres Novas e de mirtilo, licores, figo em calda, doces e compotas, geleias e marmeladas, morcela de arroz, chouriço e farinheira, cogumelos, ervas aromáticas e medicinais, bolos, bolachas, broas e merendeiras, doces e bombons, frutos secos e desidratados, mel e produtos de colmeia, cabrito, borrego, fressura e carne de caça, enguias, fataças e outros peixes de rio, entre outros.

As especialidades gastronómicas disponíveis vão desde os figos assados com queijo e amêndoa ao lombinho com crosta de figo e arroz de nozes, passando pelos diversos pratos de cabrito e peixe do rio, sem esquecer a doçaria à base de produtos tradicionais da região, nomeadamente, os frutos secos de Torres Novas.

Atendendo à disponibilidade de cada restaurante, os menus serão acompanhados por vinhos produzidos no concelho de Torres Novas, nomeadamente: Alveirão Adega Biológica, Casa Agrícola Rebelo Lopes “Zé da Leonor”; Enoport Wines “Quinta de S. João Batista” e Adega M. Cordeiro “Encosta do Vale Galego”.

A lista de restaurantes aderentes, pratos disponíveis, contactos e localização podem ser consultados em: https://cm-torresnovas.pt/

     Fonte: LO|DTICMA|CMTN

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.