Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

X Encontro “Politécnico de Leiria + Indústria”

Politécnico de Leiria e empresas da região atribuem bolsas a 52 alunos

52 bolsas destinam-se aos melhores alunos de 15 cursos do Politécnico de Leiria

A Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, recebeu na tarde desta terça-feira, 21 de junho, o X Encontro “Politécnico de Leiria + Indústria”, no qual foram celebrados acordos com 27 empresas da região, para a atribuição de 52 bolsas aos melhores alunos de 15 cursos do Politécnico.

A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira; do presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa; do presidente da NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria, António Poças; do presidente da CEFAMOL – Associação Nacional da Indústria dos Moldes, João Faustino; entre outras entidades.

O presidente da Câmara destacou “a importância da relação da academia com as empresas que, hoje, está diluída numa região de forte atividade económica”. A entrega destas bolsas de estudo “é apenas um passo do que vai ser o futuro das empresas que vão receber estes alunos e o primeiro dia do desafio que vem aí para os alunos”, a quem deixou uma palavra de incentivo “para apostarem sempre no trabalho, que dignifica o homem”. Aurélio Ferreira recordou o industrial inglês Guilherme Stephens que, no século XVIII, impulsionou a indústria vidreira, sem nunca descurar a responsabilidade social com os seus trabalhadores.

O presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa, salientou a “resiliência desta região, mesmo durante a pandemia” e o facto de “queremos aproximar o ensino superior às competências exigidas no mercado de trabalho”. Destacou as empresas da região que “mostram uma generosidade e responsabilidade social”, bem como a “importância da empregabilidade qualificada na competitividade dos territórios e da região”.

Reconhecendo a importância da aproximação do Ensino Superior à comunidade, em particular ao meio empresarial, o Politécnico de Leiria, a NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria e a CEFAMOL – Associação Nacional da Indústria dos Moldes assinaram, a 11 de julho de 2013, um protocolo que, no âmbito das respetivas atividades, estabelece formas de cooperação tendo em vista o aproveitamento recíproco das suas potencialidades científicas, técnicas e humanas.

Nesse sentido, são desenvolvidas atividades conjuntas que visam proporcionar aos estudantes o contacto mais próximo com o tecido empresarial desde o primeiro ano, através da formação em contexto de trabalho e do desenvolvimento de projetos em parceria com as empresas, colocando em prática os conteúdos programáticos das unidades curriculares lecionados ao longo do seu curso.

Pretende-se igualmente estabelecer uma aproximação entre as indústrias, os estudantes, professores e investigadores, criando-se sinergias de transmissão de conhecimento entre o meio empresarial e o meio académico que potenciem a investigação e a inovação.

Na edição deste ano, foram atribuídas 52 bolsas a alunos de 15 cursos, nomeadamente: Contabilidade e Finanças (2), Design de Produto – Cerâmica e Vidro (2), Design Industrial (2), Engenharia Alimentar (5), Engenharia Civil (1), Engenharia e Gestão Industrial (6), Engenharia Eletrotécnica e Computadores (8), Engenharia Informática (6), Engenharia Mecânica (12), Gestão (1), Marketing (1), Mestrado em Controlo de Gestão (1), Mestrado em Engenharia da Energia e do Ambiente (1), Mestrado em Engenharia Eletrotécnica (1), Mestrado em Engenharia Mecânica – Produção Industrial (3).

    Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.