Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/20

Edifício foi integralmente pago com fundos municipais

Cartaxo assinalou 40º aniversário da inauguração do edifício-sede do município

Antigos e atuais autarcas participaram na celebração

A Câmara Municipal do Cartaxo assinalou, no dia 27 de junho, o 40.º Aniversário da inauguração do edifício-sede do Município. A cerimónia contou com a presença de Renato Campos, presidente responsável pela construção do edifício, Domingos Horta e Maria José Campos, vereadores da Câmara Municipal à data da inauguração do edifício.

João Ferreira Heitor, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, afirmou que “há datas que importa celebrar e esta, por todo o simbolismo que acarreta para o Poder Local, é uma delas. É um gesto simples e simbólico, mas importante”.

Renato Campos, ex-presidente da autarquia, relembrou o que foram aqueles tempos, em que “ia de chapéu estendido até Lisboa, com o projeto do edifício, pedir dinheiro ao Governo Central para a sua construção” – o que nunca aconteceu. O edifício, que teve a primeira pedra lançada a 25 de abril de 1979, acabou por ser construído com fundos da própria Câmara Municipal.

O ex-autarca recordou ainda que antes da construção do edifício foi feita uma consulta à população, por altura da Feira de Todos os Santos, no qual “noventa por cento da população assinalou a falta da torre do relógio que havia no anterior edifício e que, por isso, foi acrescentada ao projeto inicial”.

Maria José Campos lembrou também “que este foi o primeiro edifício do Poder Local a ser construído de raiz após a Revolução do 25 de Abril e que, portanto, tem também essa carga simbólica”.

Para cantar os parabéns ao edifício estiveram presentes vereadores da Câmara Municipal, presidentes das juntas de freguesia, forças de segurança e trabalhadores da autarquia.

João Ferreira Heitor realçou “a importância de se assinalarem momentos como este, não só pela relevância que têm para história do concelho, mas também pelo lugar que ocupam na nossa memória afetiva. Por isso fizemos questão de convidar também os funcionários da autarquia, pois são eles que diariamente habitam e dão vida a este espaço”.

    Fonte: GCI|CMC

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.