Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/20

Com a presença da secretária de Estado da Igualdade e Migrações

Politécnico de Leiria inaugura Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes

Serviços Centrais do Politécnico de Leiria

O Politécnico de Leiria vai inaugurar o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), na quinta-feira, dia 21 de julho, pelas 12h, numa cerimónia a ter lugar no auditório dos Serviços Centrais, com a presença da secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues. O CLAIM do Politécnico de Leiria irá permitir um apoio complementar de proximidade aos estudantes internacionais da instituição, que atualmente tem 1.633 estudantes de 76 nacionalidades.

A cerimónia inicia às 12h00, com a intervenção do presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa, seguindo-se a assinatura do protocolo de cooperação entre o Politécnico de Leiria e o Alto Comissariado para as Migrações (ACM), e o discurso da secretária de Estado da Igualdade e Migrações.

Quando forem 12h30 decorre a inauguração do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes do Politécnico de Leiria, e uma visita às instalações.

Os CLAIM são gabinetes/espaços de acolhimento, informação e apoio que têm como missão apoiar todo o processo de acolhimento e integração de pessoas migrantes, articulando com as diversas estruturas locais, e promovendo a interculturalidade a nível local. Estes serviços prestam apoio e informação geral em diversas áreas, tais como regularização, nacionalidade, reagrupamento familiar, habitação, retorno voluntário, trabalho, saúde, educação, entre outras questões do quotidiano.

Neste contexto, e face ao número crescente de estudantes internacionais, o CLAIM-Politécnico de Leiria vem contribuir para a promoção da integração na comunidade de todos aqueles que pretendem estudar, investigar ou trabalhar no Politécnico de Leiria.

Os CLAIM resultam de parcerias estabelecidas entre o Alto Comissariado as Migrações e autarquias, instituições de ensino superior ou entidades da sociedade civil que, em cooperação, promovem um atendimento integrado.

   Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.