Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/24

Tomar

Convento de Cristo inicia obras de conservação e restauro de um milhão de euros na Janela Manuelina

Janela Manuelina

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) apresentou, no dia 18 de julho, no Convento de Cristo, em Tomar, a intervenção de conservação e restauro da Janela Manuelina e das fachadas da igreja que já está a decorrer neste monumento Património Mundial da UNESCO.

Na sessão estiveram presentes a secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, o diretor-geral do Património Cultural, João Carlos dos Santos, e a diretora do Convento de Cristo, Andreia Galvão, acompanhados pelos responsáveis científicos e técnicos desta intervenção.

As obras de intervenção e restauro da Janela Manuelina do Convento de Cristo incluem as fachadas e a coberturas da igreja, ascendendo os custos da empreitada a um milhão de euros, a concluir no prazo de um ano. A intervenção de conservação e restauro conta com financiamento do Programa Operacional Centro 2030 (85% de fundos comunitários e 15% de comparticipação nacional).

Esta é a maior intervenção de sempre neste ícone do Convento de Cristo e vai permitir retirar a  “biocolonização” excessiva, sobretudo, líquenes, que ao longo de séculos se acumularam em todos os detalhes escultóricos da pedra calcária do monumento erigido pela Ordem dos Templários.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.