Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

João Pimenta Lopes visitou o distrito de Leiria

Eurodeputado do PCP revela solidariedade com pescadores e populações do distrito de Leiria afetadas pelos incêndios

Visita aos pescadores em Peniche

O deputado do PCP no Parlamento Europeu, João Pimenta Lopes, realizou, no dia 22 de julho uma jornada de contactos no Distrito de Leiria que cobriu os concelhos de Peniche, Leiria, Pombal, Ansião e Alvaiázere. A visita do deputado do PCP teve como objetivos inteirar-se especificamente de duas questões: a situação nas pescas e os incêndios que assolaram recentemente o Distrito de Leiria.

Em Peniche, Pimenta Lopes, acompanhado de vários dirigentes nacionais e regionais do Partido, realizou reuniões com a Associação de Armadores da Pesca do Cerco (OPCENTRO) e com a Cooperativa dos Armadores da Pesca Artesanal (CAPA). De seguida deslocou-se ao cais de embarque do porto de pesca de Peniche onde realizou um Encontro com o Sindicato dos Trabalhadores da Pesca e contactou com os pescadores.

Ao finalizar a manhã de contactos dedicados à Pesca, João Pimenta Lopes identificou os três problemas centrais neste sector fundamental: o aumento dos custos de produção, nomeadamente com o aumento dos combustíveis; a falta de atratividade da atividade da pesca em virtude dos baixos rendimentos e incerteza que marcam a vida daqueles trabalhadores; e o baixo valor do pescado na primeira venda. O deputado reafirmou o compromisso de o PCP continuar a intervir na Assembleia da República e no Parlamento Europeu para defender o sector e os seus profissionais.

Visita a Leiria

A parte da tarde da visita foi dedicada aos incêndios que assolaram o centro e norte do Distrito de Leiria.

Em Leiria, a Comitiva do PCP realizou encontros a Associação Desportiva e Recreativa da Mata na Freguesia dos Milagres, e com agricultores e suinicultores no lugar das Figueiras, onde o incêndio de Leiria ameaçou a população e destruiu culturas, armazéns, alfaias agrícolas, produtos agrícolas e matou dezenas de animais, nomeadamente ovelhas e cabras.

Em Pombal, na localidade do Barrocal, a delegação do PCP deslocou-se à Associação Juvenil e de Educação do Barrocal onde reuniu com a população e com dirigentes da União dos Agricultores do Distrito de Leiria, da Associação de Compartes do Barrocal e do Grupo Proteção Sicó (GPS).

Pimenta Lopes foi informado das consequências do incêndio que lavrou naquela região, tendo assumido o compromisso de intervir no Parlamento Europeu para apoiar as consequências na atividade agrícola e na biodiversidade da região, tendo ainda sido informado da luta que os compartes do barrocal levam a cabo para desenvolver a atividade e verem cumprida a lei dos baldios, nomeadamente sobre a propriedade dos baldios.

A delegação do PCP realizou de seguida um percurso pela serra do Sicó até Ansião que permitiu ver a enorme extensão dos incêndios e o grau de violência daquele incêndio.

Em Ansião, o deputado do PCP, acompanhado de dirigentes locais e regionais do PCP, entre os quais, Octávio Augusto, membro da Comissão Política do PCP, responsável pela Área da Proteção Civil, reuniu com a Direção e o Comando dos Bombeiros Voluntário de Ansião. Mais uma vez o PCP foi informado da cada vez maior insuficiência de apoios do Estado para as corporações de bombeiros, e das dificuldades que existem em zonas menos populosas de recrutamento de voluntariado para os bombeiros, dado que têm vindo a perder regalias sociais.

A reunião com os Bombeiros Voluntários de Ansião demonstrou uma grande identificação entre a reflexão dos bombeiros e as propostas do PCP. Tendo o PCP assumido o compromisso de prosseguir a sua acção em defesa, valorização e respeito pelos bombeiros portugueses.

A jornada de contactos do PCP e do Deputado Pimenta Lopes terminou com uma visita à Freguesia de Pelmá, no sul do Concelho de Alvaiázere, onde o incêndio consumiu 70% do território da Freguesia e 80% dos campos agrícolas e olivais.

Os problemas específicos de uma comunidade muito centrada na produção do Azeite, com uma estrutura fundiária assente no pequeno minifúndio, que poderá ficar devastada económica e socialmente se não for devidamente apoia na replantação das oliveiras e garantia de rendimentos nos próximos anos. O deputado do PCP, em reunião com a Junta de Freguesia de Pelmá assumiu o compromisso de o PCP intervir nas instituições para lidar com este problema que afeta vários concelhos daquela região.

      Fonte: GI|DORLEI|PCP

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.