Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/25

Ações de rua vão realizar-se na Marinha Grande, Leiria, Caldas da Rainha, Peniche, Peniche e Alcobaça

Centenário da Fundação do PCP assinalado no dia 6 de março no Distrito de Leiria

Sede distrital do PCP na Marinha Grande

Em todo o País e também no Distrito de Leiria, o Centenário da fundação do PCP será assinalado ao longo do ano e até março de 2022.  A Organização Regional de Leiria do PCP definiu já um vasto programa de comemorações, que aqui reproduzimos.

Ao longo da próxima semana, o PCP fará do seu centenário uma jornada de luta, sobre os problemas com que os trabalhadores, o povo e o País se confrontam, de mobilização e exigência para a sua resolução, de defesa e afirmação dos seu ideal e projeto libertador.

Entre 4 e 10 de Março o número especial do Jornal “Avante!” dedicado ao Centenário do PCP será vendido nas ruas dos Concelhos do Distrito de Leiria pelos militantes do PCP.

Terça-feira, dia 2 de março, o PCP realizará uma iniciativa central descentralizada intitulada “Homenagem aos Heróis caídos na luta” que terá expressão online e relembrará a memória de todos os comunistas que foram assassinados pelo regime fascista.

Um Documento de Propaganda alusivo ao Centenário do PCP e centrado nos problemas dos trabalhadores e do povo, na necessidade da sua resolução e de uma política alternativa, será distribuído entre hoje, 1 de março, e 7 de Março, nas empresas e locais de trabalho que se mantêm em laboração, entre outros locais.

No dia 6 de março, durante a manhã, o PCP marcará presença nas empresas que estão em laboração continua no Distrito de Leiria, entre outros locais, como grandes superfícies comerciais, onde os trabalhadores estão a laborar para que a vida não pare.

Em várias localidades do Distrito de Leiria, serão colocadas bandeiras do Partido Comunista Português nas ruas e avenidas. De forma simbólica, a Avenida do Vidreiro na Marinha Grande será decorada com 100 bandeiras do PCP.

A semana terá o seu momento culminante no sábado à tarde, 6 de março. Nesse dia o PCP promove um conjunto de iniciativas por todo o País, sob o lema «100 anos, 100 ações – Liberdade, Democracia, Socialismo – Pelos direitos, a melhoria das condições de vida e o progresso social. Contra a exploração e o empobrecimento». Desta forma o PCP trará para a rua a denúncia dos problemas com que o País está confrontado e a exigência de uma política que responda aos problemas, aos anseios e reivindicações dos trabalhadores e do povo português, da alternativa patriótica e de esquerda, pela democracia avançada, pelo socialismo. As mais de 100 ações já confirmadas serão simultâneas. A concentração dos participantes far-se-á às 14:30 e as iniciativas começarão às 15:00h com o ecoar do Hino oficial do PCP – “A Internacional”.

No Distrito de Leiria serão realizadas as seguintes iniciativas:

  • Alcobaça – Praça João de Deus Ramos (em frente à câmara municipal)

Com a intervenção de José Luís de Sousa, membro do Executivo e Secretariado da DORLeiria do PCP.

  • Caldas da Rainha – Rua Miguel Bombarda (conhecida como Rua das Montras)

Com a intervenção de Ângelo Alves, membro da Comissão Política do Comité Central e responsável pela Organização Regional de Leiria

  • Leiria – Praça Goa Damão e Diu (em frente à caixa geral de depósitos)

Com a intervenção de José Augusto Esteves, membro da Comissão Central de Controlo do PCP.

  • Marinha Grande – Praça Stephens

Com a intervenção de André Martelo, Membro do Comité Central e dos Organismos Executivos da DOR Leiria do PCP.

  • Peniche – Em frente à Fortaleza de Peniche

Com a intervenção de Mariana Rocha, membro do Comité Central do PCP

     O Centenário do Partido Comunista Português

A 6 de março de 2021, dia em que assinala o seu Centenário, o Partido Comunista Português promove em todo o País um vasto conjunto de iniciativas, centrado no problemas do País, dos trabalhadores e do povo.

Nesta semana o Partido Comunista Português realiza um conjunto de ações por todo o País , assinalando a sua história heróica de 100 anos de luta e afirmando hoje o seu projeto de futuro. Face à situação atual, marcada por graves problemas económico e sociais e de saúde pública, em que a epidemia além dos seus efeitos diretos aproveitada para promover retrocessos, para pôr em causa direitos políticos económicos, sociais e culturais, afetando profundamente as condições de vida, o PCP não se cala, fará ouvir a sua voz, fará do seu centenário uma jornada de luta, sobre os problemas com que os trabalhadores, o povo e o País se confrontam, de mobilização exigência para a sua resolução, de defesa e afirmação dos seu ideal e projeto libertador. A semana terá o seu momento culminante no sábado, dia em que se assinala o centenário da fundação do PCP, em 6 de Março de 1921.

«100 anos, 100 ações». No dia do seu centenário, o PCP promove um conjunto de iniciativas por todo o País, sob o lema «Liberdade, Democracia, Socialismo – Pelos direitos, a melhoria das condições de vida e o progresso social. Contra a exploração e empobrecimento». Nessa data, o PCP trará para a rua a denúncia dos problemas com que o País está confrontado e a exigência de uma política que responda aos problemas, aos anseios e reivindicações dos trabalhadores e do povo português, de alternativa patriótica e de esquerda, pela democracia avançada, pelo socialismo.

Com o lema 100 anos, 100 ações – Liberdade, Democracia, Socialismo – Pelos direitos, melhoria das condições de vida e o progresso social. Contra a exploração e empobrecimento, o PCP traz para a rua a exigência de uma política que responda aos problemas, aos anseios e reivindicações que se colocam aos trabalhadores e ao povo português.

No Distrito de Leiria realizar-se-ão 5 acções de rua todas às 14:30:

  • Marinha Grande – Praça Stephens
  • Leiria – Praça Goa Damão e Diu (em frente à caixa geral de depósitos)
  • Caldas da Rainha – Rua Miguel Bombarda
  • Peniche – em frente à Fortaleza de Peniche
  • Alcobaça – Praça João de Deus Ramos (em frente à câmara municipal)

O Jornal “Avante!” e a Revista “O Militante” darão um tratamento específico ao longo

de todo o período das comemorações do centenário. No dia 4 de Março de 2021 sairá

um número especial do “Avante!” que além da venda na organização será vendido em

diversas vendas de rua e nas empresas por todo o distrito.

De 1 a 7 de Março estará também em distribuição um folheto junto das empresas e locais de trabalho e locais de concentração populacional.

Durante o ano de 2021, e até Março de 2022, circulará pelos diversos Concelhos do Distrito de Leiria, tal como por todo o país, uma exposição alusiva ao centenário, no quadro da qual se realizarão iniciativas como debates ou sessões de cinema.

No âmbito do reforço da ação e organização nas empresas e locais de trabalho a DORLEI irá realizar neste um Encontro Regional sobre “O PCP, o seu reforço e a luta pela defesa dos direitos dos trabalhadores” em Janeiro de 2022.

A DORLEI do PCP está a preparar um programa dirigido especificamente às novas gerações e às escolas procurando durante este ano letivo e o próximo levar a exposição do Centenário a escolas, realizar sessões ou produzir vídeos com leitura de histórias infantis para poder divulgar junto de escolas e nas redes sociais.

Até Março de 2022 realizar-se-ão também debates e sessões públicas sobre temas diversos que oportunamente serão divulgados.

Está já em curso um plano de edições e reedições em torno do PCP, da sua história, base teórica, ideal e projeto comunista, com o objetivo de promover a leitura, a reflexão e o estudo. A aquisição de livros pode ser feita nos Centros de Trabalho do PCP ou online no Sítio de Internet das Edições Avante.

Valorizando os 100 anos da História do PCP e confirmando as características fundamentais da sua identidade comunista e o seu projeto de futuro foi já lançado o Livro “100 anos ao serviço do povo e da pátria, pela democracia e o socialismo”, que terá sessões de apresentação também no distrito de Leiria.

Foram já editados diversos materiais alusivos ao Centenário do PCP como t-shirts, canetas, lápis, posters, caixas de música, livros de ilustração, sacos de pano, entre outros. Poderão ser adquiridos nos Centros de Trabalho do PCP ou junto das Organização Concelhias do PCP.

O programa regional de Leiria do Centenário contempla ainda a exibição do documentário que o PCP lançará sobre o centenário, bem como sessões de cinema. Em algumas iniciativas marcará também presença, a poesia o teatro e a música. Neste sentido em Março de 2022 realizar-se-á um espetáculo cultural com artistas da região de Leiria.

O Centenário será também assinalado com a pintura de murais e produção de arte urbana no distrito de Leiria, que envolvam além de militantes do PCP artistas não militantes do PCP com trabalho e experiência nestas áreas.

Até Março de 2020 a comemorações do Centenário do PCP assinalarão várias datas e efemérides relacionadas com a história do PCP no Distrito de Leiria e com a luta dos trabalhadores e das populações da região, nomeadamente: A revolta operária do 18 de Janeiro de 1934 ; o assassinato de José Moreira a 23 de Janeiro; as diversas Fuga da Fortaleza de Peniche; as várias tipografias clandestinas que existiram na Região de Leiria; as casas clandestinas e de apoio durante o fascismo, nomeadamente a de Álvaro Cunhal na Cela Velha ou a casa onde Dias Lourenço foi acolhido após a Fuga; o assalto ao centro de trabalho do PCP em Alcobaça; a Revolta dos Falcões no Bombarral; a ação das Bandeiras em Peniche no 1º de Maio de 1934; o Motim de Peniche – Revolta das Espoletas; o 1º comício na Marinha Grande em 1974 no pavilhão da Embra; o comício em Alcobaça em 1975; entre outras. Evocar-se-á ainda a memória de militantes e dirigentes históricos do Partido como Joaquim Gomes, José Gregório e José Moreira.

Está também prevista a realização de roteiros da memória pelo distrito que percorram vários locais relacionados com a história do Partido e da luta dos trabalhadores e do povo no Distrito de Leiria.

    Fonte: DORLEI|PCP

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.