Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/20

Associação de Desenvolvimento Serras do Norte de Ourém já foi constituída

Associação vai gerir a Área Integrada de Gestão da Paisagem das Serras do Norte de Ourém

Fundadores da ADN – Associação de Desenvolvimento Serras do Norte de Ourém

A ADN – Associação de Desenvolvimento Serras do Norte de Ourém foi legalmente constituída esta quarta-feira, dia 3 de agosto, na presença de nove sócios fundadores e dos técnicos municipais responsáveis pelo acompanhamento deste processo.

Após a sua constituição, teve lugar a Assembleia Constitutiva, através da qual foram nomeados os órgãos socias desta associação, que vai assumir-se como a entidade gestora da Área Integrada de Gestão da Paisagem das Serras do Norte de Ourém (AIGP-SNO).

A AIGP-SNO que corresponde a uma mancha territorial continua, com cerca de 4.192 hectares, abrange parcialmente a União de Freguesias de Rio de Couros e Casal dos Bernardos e as freguesias de Espite e Urqueira. Este novo Instrumento de Ordenamento Rural, é financiando pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e tem como principais objetivos a diminuição da vulnerabilidade aos incêndios, a reestruturação da base económica local nas freguesias em apreço, bem como a valorização dos terrenos florestais e o fomento do associativismo para o desenvolvimento local. Os apoios, que serão geridos pela Associação, podem chegar aos 100%.

No sentido da prossecução destes e de outros objetivos, a ADN – Associação de Desenvolvimento Serras do Norte de Ourém compromete-se a executar e dinamizar as ações necessárias para o reordenamento da mancha florestal e a apoiar os proprietários integrados na AIGP-SNO, sempre com um propósito muito claro: minimizar ao máximo o risco de incêndios rurais e de geral valor acrescentado na economia agroflorestal.

Enquanto entidade promotora da AIGP-SNO, a Câmara Municipal de Ourém já promoveu várias sessões de informação e esclarecimento sobre o tema, nas freguesias e uniões de freguesia em questão, prestando o apoio necessário para o efeito. A autarquia irá acompanhar o processo, em parceria com a ADN – Associação de Desenvolvimento Serras do Norte de Ourém.

Esta opção pela via do associativismo, visa conferir um sentido prático à governança e ao desenvolvimento local participado, tendo em vista uma gestão mais eficiente e eficaz da área agroflorestal deste território.

Fonte: AA|GIC|CMO

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Manuel Rodrigues---Espite

Direcção da AIGP ( ? ) A AIGP é uma necessidade imperiosa quer em termos agrícolas quer forestais Depende da adesão e motivação dos associados apoiados no cadastro fundiário. Como estou distante, mas interessado, parece-me que o processo está estagnado. Assim , gostava de : 1-- inscrever-me como associado 2-- através do meu email ter informação corrente sobre evolução da Associação Email msrodrigues46@gmail.com Saudações Cordiais