Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/23

Alcobaça

Feira de São Bernardo de volta ao centro da cidade

Cartaz

Feira de São Bernardo 2022, a mais importante festa do concelho, vai ter lugar num novo espaço, junto ao Mosteiro de Alcobaça, entre a Cova da Onça e o Rossio.

Entre 19 e 22 de agosto, Alcobaça homenageia São Bernardo de Claraval (1090,Dijon, França – 1153, de Claraval, França), uma das personalidades eclesiásticas mais influentes do século XII, e figura de maior projeção da Ordem de Cister.  Autor de diversos escritos onde ressalta a doçura e a dedicação a Deus como entidade de amor e caridade, a ele também se deve a divulgação do culto a Maria, protetora dos Cistercienses. Morre a 20 de agosto em 1153 e a 18 de julho de 1174 seria canonizado pelo papa Alexandre III e declarado Doutor da Igreja por Pio VIII em 1830.

Desde há séculos que há memória desta Feira. Começou por ser não franca, sendo celebrada a 20 de agosto, dia da morte de São Bernardo.

Em 2022, aparece uma Feira renovada, pós-pandemia.

No Rossio, sobem ao palco, sempre às 22h00, Carolina Deslandes (19 de agosto), Carlão (20 de agosto), Gisela João (21 de agosto) e Tony Carreira (22 de agosto).

Na Cova da Onça, irá encontrar um espaço de convívio, de negócios, de atividades desportivas, provas hípicas, artistas locais, DJs e tasquinhas que vale a pena visitar.

No âmbito da Feira, a autarquia desafiou o atelier OCUBO a produzir O Caminho do Amor, uma instalação sensorial imersiva, onde através de luz, cor, movimento e poesia se recria uma atmosfera cenográfica, evocativa da paixão de Pedro e Inês. Uma forma de homenagear os amantes, que jazem nos magníficos túmulos depositados no Mosteiro de Alcobaça, unidos assim até ao fim do mundo.

Também o circuito de ciclismo vai ter um novo percurso. Este ano a partida e a meta serão instaladas na Avenida dos Combatentes próximo da rotunda do Hospital.

“A Feira de São Bernardo, a maior festa do concelho, é um ponto de encontro de todos os alcobacenses, de todas as freguesias. Este ano a Feira assume uma centralidade há muito desejada, entre o Rossio e a Cova da Onça. De 19 a 22 de agosto, celebraremos juntos, com muita animação, o nosso padroeiro. Visite-nos!” afirma o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues.

Consulte todo o programa

FEIRA DE SÃO BERNARDO 2022 – ALCOBAÇA
FESTAS DA CIDADE | 19 A 22 DE AGOSTO
Cova da Onça e Rossio
Entrada livre
Organização: Câmara Municipal de Alcobaça

       Fonte: GAP|CMA

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.