Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/25

Startup Santarém é uma das incubadoras acreditadas no âmbito do Startup Visa

MI.BO. é a primeira empresa a nascer na Startup Santarém fruto de investimento estrangeiro

Aseem Gupta é um empresário indiano

Está constituída a primeira empresa na Startup Santarém no âmbito do Startup Visa, programa de acolhimento de empreendedores estrangeiros que pretendam desenvolver um projeto de empreendedorismo e/ou inovação em Portugal. Trata-se de uma empresa criada por dois investidores indianos e que utiliza a ciência e as tecnologias de informação para desenvolver produtos inovadores ligados à saúde e bem-estar. Este é apenas o primeiro negócio a nascer numa das incubadoras de empresas geridas pela Nersant, encontrando-se em desenvolvimento mais 18 projetos empresariais.

A Startup Santarém, incubadora de empresas gerida pela Nersant – Associação Empresarial da Região de Santarém, é uma das cerca de 100 incubadoras nacionais e uma das únicas quatro regionais acreditadas para prestar apoio a empreendedores estrangeiros no âmbito do Startup Visa, programa promovido pelo IAPMEI que tem como objetivo a captação de investimento estrangeiro e a atração de profissionais altamente qualificados para o país.

No âmbito deste programa, acaba de ser criada na região a empresa MI.BO., uma plataforma digital de bem-estar que utiliza a inteligência artificial para desenvolver produtos inovadores ligados à saúde e que será apresentada publicamente em breve. A nova empresa, sediada na Startup Santarém, é fruto do investimento de dois empreendedores indianos – Aseem Gupta e Armaan Gupta (pai e filho).

Este é o primeiro negócio no âmbito do programa Startup Visa a ser criado nas infraestruturas de apoio empresarial geridas para Nersant, que têm ainda mais 18 projetos empresariais, fruto de investimento estrangeiro, em incubação e acompanhamento, em áreas tão diversas como a mecatrónica, o turismo, os conteúdos multimédia, o desenvolvimento de células solares de filme fino e estores de painéis solares, a fabricação de próteses dentárias e a engenharia sustentável, de geografias como o Brasil, o Irão, a Índia e os Estados Unidos da América, entre outros.

De referir que o Startup Visa é um programa de acolhimento de empreendedores estrangeiros que pretendam desenvolver um projeto de empreendedorismo e/ou inovação em Portugal, com vista à concessão de visto de residência ou autorização de residência para imigrantes empreendedores. O objetivo é trazer investimento estrangeiro para Portugal, bem como recursos humanos altamente qualificados.

O ecossistema empreendedor da Nersant – Startup Ribatejo – é composto pela Startup Santarém e Startup Ourém, estando protocolados outros espaços com gestão partilhada, sendo um deles o CNIRM – Centro de Negócios e Inovação de Rio Maior, que também acompanha empreendedores estrangeiros no âmbito do Startup Visa.

   Fonte: Nersant

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.