Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/24

Até 15 de Agosto

Aljubarrota Medieval volta a animar ruas da vila

Cortejo de abertura

Após dois anos de interrupção devido à pandemia, Aljubarrota volta a estar Medieval. A abertura do certame ocorreu na tarde do dia 12 de Agosto e até 15 de Agosto, as ruas da vila voltam a receber as tavernas com a sua gastronomia medieval; os acampamentos do século XIV; os torneios medievais a pé e a cavalo; os combates e justas; a animação itinerante e as artes de rua, com as suas danças e meneios e a música medieval ao vivo, havendo ainda como pontos altos do certame a Procissão Medieval, o Casamento Medieval, a Noite da Padeira de Aljubarrota ou a Recriação da Batalha de Aljubarrota, no dia 14 de Agosto às 18h, onde irão participar centenas de figurantes.

O certame iniciou-se com o habitual cortejo medieval que percorreu as ruas da histórica vila de Aljubarrota, havendo lugar à leitura do edital que autorizou a realização do certame durante estes dias, onde o povo deve “folgar, comer e mercar” segundo ordem de El-Rei D. João I.

O mendigo

Para José Lourenço, presidente da Junta de Freguesia de Aljubarrota, existe uma “grande expectativa” em relação ao evento após dois anos de interrupção, porque “as pessoas estão desejosas de voltar a conviver”. O autarca apela para que “as pessoas venham até Aljubarrota e esqueçam a pandemia”, lembrando que o ponto alto do evento é a Grande Recriação da Batalha de Aljubarrota que será “mais uma vez um espetáculo digno e grandioso”.

Uma das novidades do evento é o carrossel medieval para as crianças, esperando a organização que seja mais um motivo de adesão dos visitantes ao evento, onde segundo João Santos, vereador da Câmara Municipal de Alcobaça “contamos com milhares de pessoas, que vem degustar os pratos medievais nas nossas tasquinhas, um dos grandes atrativos do evento”.

A gastronomia medieval está a cargo de associações do concelho: Associação Cultural da Lameira: Centro Cultural e Recreativo do Carrascal; Associação Recreativa do Cadoiço; Santa Casa da Misericórdia de Aljubarrota; Porco Malhado de Alcobaça; Clube Recreativo dos Chãos e Agrupamento de Escuteiros 1318 Aljubarrota.

Acampamento militar

Aljubarrota Medieval é uma organização conjunta do município de Alcobaça e da Junta de Freguesia de Aljubarrota. O evento conta com o apoio da Companhia Livre, que está responsável por toda a animação do evento e pela recriação da Batalha de Aljubarrota, que este ano conta com a presença de 250 figurantes, havendo ainda a registar a presença de 40 cavalos. A entrada é livre.

 

PROGRAMA DE ALUBARROTA MEDIEVAL | 12 A 15 DE AGOSTO

 

Dia 13 | Dia de D. Martim Aires de Ornelas

12h00 – Reabertura

13h00h às 24h00 – Acampamento recriando o quotidiano civil e militar do Séc. XIV, com mesteres de época e mostras de armas. Animação de rua, rábulas, música, dança, teatro, personagens populares e muita alegria

19h30 – Torneio de Armas por Torneio de Armas por D. Martim Aires de Ornelas

22h00 – Noite de D. Martim Aires de Ornelas – espetáculo na Liça

23h30 – Espetáculo de fogo na Liça

24h00 – Encerramento

 

Dia 14 de agosto | Dia da Batalha de Aljubarrota

12h00 – Reabertura

13h00h às 24h00 – Acampamento recriando o quotidiano civil e militar do Séc. XIV, com mesteres de época e mostras de armas. Animação de rua, rábulas, música, dança, teatro, personagens populares e muita alegria

18h00 – Grandiosa Recriação da Batalha de Aljubarrota – junto à rotunda de D. Nuno Álvares Pereira, seguida de Cortejo da vitória pelas ruas da vila

20h30 – Cerimónia de homenagem e deposição de coroas de flores aos monumentos evocativos de D. Nuno Alvares Pereira e da Padeira de Aljubarrota

23h30 – Espetáculo de fogo na Liça

24h00 – Encerramento

 

Dia 15 de agosto| Dia da Padeira de Aljubarrota

12h00 – Reabertura

13h00h às 24h00 – Acampamento recriando o quotidiano civil e militar do Séc., XIV, com mesteres de época e mostras de armas. Animação de rua, rábulas, música, dança, teatro, personagens populares e muita alegria.

17h00 – Casamento Medieval no largo N. Sra. dos Prazeres.

19h30 – Torneio de Armas por Brites de Almeida.

22h00 – Noite da Padeira de Aljubarrota – espetáculo na Liça

23h00 – Espetáculo de fogo na Liça

23h30 – Cortejo de Encerramento

24h00 – Encerramento

 

Mónica Alexandre

 

 

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.