Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

Presidente da Câmara do Bombarral terá afirmado ter recebido garantias de que novo hospital seria no seu concelho

Deputados do PSD do distrito questionam ministra da Saúde sobre novo Hospital do Oeste

Hugo Patrício Oliveira

Os deputados Hugo Patrício Oliveira, Paulo Mota Pinto, Olga Silvestre e João Marques, eleitos pelo Distrito de Leiria, entregaram, na Assembleia da República, uma pergunta à ministra da Saúde, sobre o Centro Hospitalar do Oeste.

Os parlamentares do PSD sublinham que “ao longo dos anos o estado da saúde do Oeste tem vindo a degradar-se e está bem patente na falta de condições que estão ao dispor da população da região, com a o encerramento repetido das urgências de obstetrícia entre várias outras falhas de serviço do conhecimento da Sra. Ministra. Por esta via têm sido apresentadas pelos signatários várias iniciativas parlamentares com o intuito de melhoria dos serviços prestados.”

Por outro lado, recordam que tem estado em cima da mesa a proposta da criação de um Hospital novo no Oeste, que permitirá dar resposta às necessidades prementes de uma saúde de qualidade. A decisão da localização do novo hospital, que compete ao governo, tem causado imensa polémica e não é manifestamente consensual.

Acresce que “a solicitação da Sra. Ministra da Saúde à Comunidade Intermunicipal do Oeste para promover um consenso sobre a localização não está a surtir efeito. Não há acordo entre os municípios. Ainda numa primeira fase o que foi apresentado do referido “estudo” é insipiente”, acrescentam.

Os quatro parlamentares do PSD recordam ainda que Marta Temido recentemente reuniu com os presidentes de Câmara da CIMO e terá abordado várias matérias fundamentais sobre as condições de saúde da região. Neste dia, o presidente da Câmara Municipal do Bombarral, na inauguração do Festival do Vinho, afirmou que “ainda hoje de manhã reunidos com a Sra. Ministra da Saúde foi confirmado a mim e aos Presidentes de Câmara presentes (…….) que a localização será a do Bombarral”, o que, “segundo os outros autarcas presentes, não concorre com a verdade.”

Os deputados do PSD defendem que “até ao novo hospital do Oeste ser uma realidade não pode a população continuar a desesperar com a falta de condições. O novo Plano Diretor do Centro Hospitalar do Oeste está para ser apresentado pelo que foi dado a conhecer aos signatários que este conterá uma lista de obras a efetuar e que são imprescindíveis, nomeadamente, no Hospital das Caldas da Rainha.”

Atendendo ao exposto, os deputados do Grupo Parlamentar do PSD, questionam a ministra da Saúde, para quando a apresentação do Plano Diretor do Centro Hospitalar do Oeste e quais os investimentos que serão integrados no próximo Orçamento de Estado, para os Hospitais das Caldas da Rainha, de Peniche e de Torres Vedras.

Perguntam ainda se as declarações do Sr. Presidente da Câmara Municipal do Bombarral correspondem à verdade, ou seja, se a ministra da Saúde já decidiu e comunicou a decisão da localização do novo hospital.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.