Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/20

João Ferreira Heitor já solicitou ao Ministério da Educação a revisão do acordo

Obras na Escola Secundária do Cartaxo arrancam já no dia 22 de agosto com acréscimo de custos para a Câmara Municipal

Escola Secundária do Cartaxo

Mais de 2 milhões e 800 mil euros é o valor do contrato para a empreitada de requalificação da Escola Secundária do Cartaxo. O contrato foi assinado no dia 14 de junho e “as obras irão começar no dia 22 de agosto”, informou o presidente da Câmara Municipal.

A Câmara Municipal vai ser responsável por 1 101 815,35 euros do custo da empreitada, o Ministério da Educação por 115 751,35 euros e o valor restante será assegurado por verbas comunitárias.

O presidente da Câmara Municipal referiu, aquando da adjudicação, que “entre o custo estimado da empreitada em 2020 e 2021 e o custo real da adjudicação, há mais de 1 milhão e 300 mil euros de custo adicional para esta obra”, referindo-se ao facto da obra não ter sido adjudicada em anos anteriores, quando os custos de construção “eram substancialmente mais baixos”.

O autarca já solicitou ao Ministério da Educação a revisão do acordo que atribui, à Câmara e ao Ministério, igual responsabilidade pela contrapartida pública nacional – cada entidade assumiria 7,5% do custo estimado da empreitada, o que não corresponde ao custo real da obra e cria uma “enorme desigualdade no investimento que a Câmara e a Administração Central vão assumir na requalificação da Escola Secundária”.

João Ferreira Heitor explicou que “os fundos comunitários que permitem a execução da obra estiveram perto de se perder. Sem recurso a financiamento comunitário e sem o apoio do Ministério da Educação, a possibilidade de requalificação da Escola Secundária estava seriamente comprometida. Assumimos o acréscimo de despesa que esta obra implica para o orçamento da Câmara, porque temos noção da importância que tem para o futuro da educação no nosso concelho. Foi uma decisão tomada com muito sentido de responsabilidade”.

A Câmara Municipal do Cartaxo já recebeu o visto do Tribunal de Contas, que permite, já esta segunda-feira, dia 22 de agosto. o arranque das obras adjudicadas à empresa Ecoedifica – Ambiente e Construções, S.A.

O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, João Ferreira Heitor, informou o executivo do visto, afirmando que “este é um momento histórico para o nosso concelho. O visto do Tribunal de Contas marca o momento em que deixamos de dar conta dos obstáculos para ultrapassar e podemos falar de fases que já concretizámos. Hoje, esta reunião fica marcada pela concretização”.

O autarca destacou também a importância da obra “que toda a comunidade aguarda há muitos anos, assim como o seu impacto, quer na criação de melhores condições de trabalho para professores e para pessoal não docente, quer na qualidade do ensino que queremos para os jovens do nosso concelho”.

O contrato prevê um prazo de execução de 330 dias, estando prevista a entrega da obra antes do início do ano letivo 2023/2024.

Obra marcada pela necessidade de criar melhores condições para aprendizagem e ensino a par de preocupação com a eficácia energética e sustentabilidade dos edifícios

As obras de requalificação da Escola Secundária vão permitir melhorar as condições de habitabilidade e de conforto ambiental, com particular ênfase nas condições hidrotérmicas, acústicas, de qualidade do ar, de segurança e de acessibilidade.

No caderno de encargos da obra estão previstas a remoção das coberturas em fibrocimento, a aplicação de isolamento nas paredes exteriores, a aplicação de embasamento cerâmico em todos os edifícios e a substituição de todas as caixilharias exteriores por novas em PVC com vidro duplo, entre outras intervenções que têm como objetivo a segurança de alunos e técnicos, mas também a eficácia energética dos edifícios, de modo a reduzir os custos de operação.

Autarquia já tem em curso os trabalhos que permitirão o início do novo ano letivo

A Câmara Municipal do Cartaxo tem a decorrer, em parceria com o Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo, o trabalho de “organização e preparação dos espaços que vão receber os jovens durante o decurso das obras”, informou João Ferreira Heitor.

O grupo de trabalho criado no município e que integra o Diretor do Agrupamento de Escolas, Jorge Tavares, definiu que turmas vão ser acolhidas noutros estabelecimentos de ensino no ano letivo de 2022/23 – a Escola Básica n.º 1 do Cartaxo e a Escola Básica José Tagarro vão receber os alunos dos cursos profissionais, a Escola Básica Marcelino Mesquita do Cartaxo vai acolher alunos do 8.º ano de escolaridade e a maioria dos alunos do 9.º ano de escolaridade, numa “operação complexa e que se encontra em fase de conclusão”, referiu João Ferreira Heitor que destacou ainda “o trabalho colaborativo entre os técnicos da Câmara Municipal e o pessoal docente e não docente do agrupamento de escolas”.

Para que o próximo ano letivo decorra com normalidade e para que os trabalhos em obra possam ser executados sem impedimentos, a Câmara Municipal assegurou a mudança de mobiliário e equipamentos de ensino da Escola Secundária para outros estabelecimentos de ensino, a realização de obras de manutenção e adaptação nas escolas que vão receber as aulas, a aquisição de materiais e equipamentos para reforço, por exemplo, de espaços destinados a cozinhas, refeitórios ou balneários.

 Fonte: MS|GIC|CMC

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.