Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/25

Projeto é cofinanciado pelo Município de Pombal, através da Casa Varela

Associação de Artes Ideias Ousadas recria em Pombal a história do “Pedro e o Lobo” de Sergei Prokofiev

O projeto “Pedro e o Lobo”, cofinanciado pelo Município de Pombal, através da Casa Varela – Centro de Experimentação Artística, pretende envolver o público num processo criativo, descrevendo uma paisagem e uma comunidade através de uma narrativa interdisciplinar contemporânea. A iniciativa tem direção artística da Associação de Artes Ideias Ousadas e recria a história do “Pedro e o Lobo” de Sergei Prokofiev.

Desenvolvido em roda de instrumentos de sopro, o projeto é constituído por um quinteto onde cada instrumentista, músicos profissionais, desempenha uma personagem da história: a flautista Ana Domingues será o passarinho; a oboísta Sofia Brito, a pata; no clarinete Daniela Massano será o gato; o fagotista José Domingues, o avô; e o trompista Sebastião Reis, o lobo; A narração está a cargo de Ana Cabral.

Apesar da profissão em performance, os músicos têm um compromisso com o desenvolvimento musical do público, independentemente da sua faixa etária, mantendo em paralelo uma atividade pedagógica.

Como grupo de música de câmara, partilham com as famílias um sentido de intimidade, criando uma aproximação através de cada instrumento ao representar uma personagem distinta e visualmente clara.

A estrutura deste projeto desenrola-se por meio de uma residência artística a decorrer na Casa Varela durante o mês de agosto, onde se dará o fecho do processo de recreação da peça e adaptação a um novo formato de apresentação.

A residência terminará com uma apresentação como experiência emocional coletiva de um espaço comum destinado a utentes da Santa Casa da Misericórdia de Pombal.

No dia 28 de setembro haverá uma apresentação para os mais pequenos das escolas do concelho, seguindo-se no dia 1 de outubro um concerto destinado às famílias.

  Fonte: OC|GC|CMP

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.