Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/25

Pavilhão Multiusos vai receber a incubadora de empresas

Nersant e Município inauguram Startup de Alcanena

Monumento de homenagem à indústria de curtumes

A Nersant – Associação Empresarial da Região de Santarém e o Município de Alcanena inauguraram este sábado, dia 3 de setembro, a Startup de Alcanena, incubadora de empresas que tem como objetivo potenciar o espírito empreendedor e o desenvolvimento económico do concelho, bem como atrair investimento empresarial para esta localização.

A Nersant e a Câmara Municipal de Alcanena acordaram estabelecer entre si uma parceria tendo em vista a cooperação e o apoio mútuo no apoio aos agentes económicos e, em particular, na atração e instalação de novos projetos empresariais no concelho, através da criação e dinamização da Startup de Alcanena. No âmbito deste protocolo, cabe ao Município a manutenção das instalações – de sua propriedade – e à NERSANT a gestão das mesmas, nomeadamente através da análise de candidaturas e cedência de espaços a empresas que ali se pretendam instalar.

Para o efeito, a Nersant constituirá um novo núcleo nas instalações da Startup de Alcanena, onde centrará toda a sua atividade de apoio ao tecido empresarial do concelho. O espaço, situado nas instalações do Pavilhão Multiusos, sito na Rua D. Nuno Álvares Pereira, contemplará salas para a instalação e funcionamento do Núcleo Nersant de Alcanena, bem como salas para a instalação de empresas recém-constituídas ou em vias de expansão.

A formalização desta parceria acontece no próximo sábado, dia 3 de setembro, através da assinatura do protocolo entre as duas entidades e que vai assim contribuir para a concretização de uma rede regional integrada no ecossistema de inovação de apoio à dinamização das empresas e empreendedorismo. Com a assinatura do protocolo pretende-se acelerar dinâmicas de inovação, criação de empresas, prospeção de novos mercados e vocação para a internacionalização, captação de investimento e geração de emprego qualificado, ligado às atividades de conhecimento intensivo.

O Startup de Alcanena – Centro de Acolhimento de Iniciativa Empresarial consiste num centro logístico e de serviços destinado à instalação da atividade empresarial. A incubadora de empresas tem como funções dinamizar o empreendedorismo através do apoio a empreendedores que queiram criar a sua empresa e do desenvolvimento de iniciativas nas escolas do concelho para promover uma cultura empreendedora, prestar aconselhamento e apoio técnico aos empreendedores e às empresas do concelho de Alcanena nas mais diversas áreas, disponibilizar espaço para a instalação de empresas recém-constituídas ou em fase de desenvolvimento, criar um canal facilitado para processos de licenciamento de cariz empresarial e desenvolver ações para atração de novos investidores, em particular investimento externo.

A assinatura do protocolo entre a Nersant e a Câmara Municipal de Alcanena teve lugar no âmbito da cerimónia “Regenerar Alcanena 2022”, integrada no planeamento estratégico sustentável do Município, que está empenhado em tornar o seu território mais atrativo, criando condições para a fixação de pessoas e empresas, sendo prioritária a dinamização e a recuperação da economia e criação de emprego qualificado.

Na ocasião, teve lugar a assinatura do Acordo de Cooperação para Implementação do Parque Empresarial Alcanena – Torres Novas, a assinatura do Acordo de Cooperação para o Desenvolvimento do Projeto Ouro Líquido, entre os Municípios de Alcanena e Torres Novas, e a assinatura do Protocolo com a Nersant para a criação da Startup de Alcanena.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.