Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/18

Após o pedido de demissão da ministra Marta Temido

António Lacerda Sales cessa funções como secretário de Estado Adjunto e da Saúde

António Lacerda Sales

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, cessou funções esta terça-feira, dia 13 de setembro. Deputado eleito pelo Círculo Eleitoral de Leiria, o médico e presidente da Assembleia Municipal de Leiria irá agora retomar o seu lugar de deputado na Assembleia da República.

“É com sentido de dever cumprido que hoje cesso as funções de Secretário de Estado Adjunto e da Saúde. Nesta e noutras missões sempre me orientou o propósito de servir o meu País. Considero um privilégio ter tido a oportunidade de o fazer também nestas funções de elevada responsabilidade e exigência, onde pude dar o melhor de mim ao serviço duma dimensão da existência humana à qual tenho dedicado toda a minha vida: a Saúde. Estar ao serviço da saúde, como médico ou como governante, faz parte, para mim, do mesmo empenho em contribuir para esse bem-estar físico, psíquico e social, que é essencial a cada ser humano e à sociedade em geral”, referiu Lacerda Sales na sua mensagem de despedida nas redes sociais.

António Lacerda Sales foi um dos rostos presentes diariamente durante a pandemia de COVID-19, a par da ministra da Saúde, Marta Temido, da Diretora-geral da Saúde, Graça Freitas e do responsável pela campanha nacional de vacinação, vice-almirante Gouveia e Melo e não esqueceu essa circunstância na hora da despedida.

O contexto em que exerci este cargo foi de condições únicas: “A pandemia colocou-nos perante desafios inéditos, levou-nos ao limite das nossas forças e requereu todas as nossas capacidades. Mas foi também ocasião para conhecer muito do melhor que temos, como humanos, como cidadãos, como povo: a resiliência coletiva, a solidariedade improvisada, a dedicação admirável dos profissionais de saúde, a quem manifesto um profundo agradecimento e admiração. À Dr.ª Marta Temido devo uma palavra de gratidão e de reconhecimento, pela extraordinária capacidade de trabalho e pelo que, com ela, pude aprender neste intenso período.”

António Lacerda Sales agradeceu ainda ao primeiro-ministro a confiança em si depositada e desejou “os maiores sucessos à nova equipa do Ministério da Saúde para um trabalho de que todos beneficiamos.” Também “aos inúmeros concidadãos que ao longo deste tempo me fizeram chegar palavras de estímulo, um sentido obrigado.”

Por fim, o médico leiriense prometeu continuar ativo política e civicamente: “Termino este serviço específico, mas continuarei com a mesma responsabilidade cívica a fazer o que estiver ao meu alcance para que em Portugal possamos ter cada vez melhores cuidados de saúde, condição para uma sociedade mais humana.”

Manuel Pizarro é o novo ministro das Saúde. Ricardo Mestre é o novo secretário de Estado da Saúde e Margarida Tavares a secretária de Estado da Promoção da Saúde.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.