Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/18

Porto de Mós

Mercado de Mira de Aire reabre portas com investimento superior a 300 mil euros

Jorge Vala e Alcides Oliveira inauguraram a obra

As Obras de Reabilitação do Mercado de Mira de Aire foram inauguradas no dia 17 de setembro, no âmbito do Festival Viver 2022, que decorreu em Mira de Aire entre os dias 16, 17 e 18 de setembro.

A cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Jorge Vala e restante executivo municipal, e do presidente da Junta de Freguesia de Mira de Aire, Alcides Oliveira.

O edifício do Mercado Municipal de Mira de Aire apresentava diversas lacunas estruturais e a necessidade de uma reestruturação global com requalificação de espaços, substituição de acabamentos (pavimentos, paredes e tetos), de bancadas e resolução de problemas de humidade. Com vista à atribuição de um maior dinamismo do espaço foram, ainda, implementadas varandas para o exterior com lugar de esplanada, ficando o edifício constituído por dois pisos com entradas independentes, mas também percorríveis pelo interior.

Mercado já serve os clientes mirenses

Assim, o piso 0 destina-se ao mercado tradicional, com possibilidade de implementação de zonas de comércio e restauração e praça para restauração. No piso -1 foram criados, para além dos espaços de comércio, áreas dedicados às artes tradicionais, nomeadamente espaços destinados à realização de oficinas, palestras ou exposições, no âmbito da promoção de artistas e artesãos locais.

Para além do projeto de arquitetura, o programa de requalificação do Mercado Municipal de Mira de Aire incluiu a criação da imagem de comunicação e merchandising para a sua divulgação e promoção.

Este projeto, cujo investimento ultrapassou os 300 mil euros, pretende-se que seja um ponto âncora no âmbito das novas políticas da ARU – Área de Requalificação Urbana para a vila de Mira de Aire.

      Fonte: PA|GC|CMPM

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.