Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/25

No dia 24 de setembro

Leiria assinala Bicentenário da Independência do Brasil com colóquio e escultura

Cartaz

O Município de Leiria associa-se este ano às comemorações do bicentenário da independência do Brasil, com um conjunto de iniciativas nas próximas semanas, com o objetivo de reforçar as ligações e as fortes relações que Portugal e o Brasil construíram e mantiveram ao longo destes últimos 200 anos.

O Colóquio “Que independência foi essa? – Debates e disputas no contexto da separação de Portugal e Brasil” é uma das iniciativas a destacar, estando agendada para o dia 24 de setembro, a partir das 11 horas, no Centro de Diálogo Intercultural de Leiria.

Apresentado por Isabel Lustosa, investigadora do Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa, neste colóquio serão temas predominantes o processo histórico que conduziu à independência do Brasil, bem como a exploração de novas formas de aproximação e colaboração entre as comunidades brasileira e portuguesa, nas mais diversas áreas. Esta iniciativa conta, ainda, com a moderação de Jorge Varela, subdiretor da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.

No final, será inaugurada no Jardim Luis de Camões uma escultura comemorativa intitulada “Muiraquitã”, da autoria do escultor brasileiro Luiz Martins e do escultor português Tierry Ferreira.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.