Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/18

No dia 30 de setembro no Arquivo Distrital de Leiria

CIM e Rede Arquivos da Região de Leiria realizam ação sobre a Importância da Salvaguarda dos Arquivos das Associações

Cartaz

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) em conjunto com a Rede de Arquivos (RARL) que a integra, está a organizar uma ação de sensibilização sobre a Salvaguarda dos Arquivos das Associações deste território, cientes da importância que esta temática suscita, como modo de salvaguardar a memória das associações e da própria comunidade da qual fazem parte.

Esta ação, que se realiza no dia 30 de setembro, entre as 14h30 e as 17h30, no Arquivo Distrital de Leiria e conta com a colaboração da Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), com o apoio da Confederação Portuguesa de das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD), tendo como destinatários os dirigentes das associações desportivas, culturais e recreativas da Região de Leiria.

A participação é gratuita, com inscrição prévia até 28 de setembro, através de formulário online (disponível em www.cimrl.pt) e tem como principais objetivos a divulgação da proposta de estratégia elaborada pela DGLAB, no âmbito da salvaguarda dos arquivos das Associações; a sensibilização para a implementação de boas práticas na área dos arquivos associativos e a divulgação de manuais técnicos, mecanismos e formas de apoio ao tratamento dos arquivos associativos.

Em meados de novembro está prevista, uma ação de formação de 3 dias, para os colaboradores destas associações, que visa promover as boas práticas no tratamento dos arquivos associativos. A Rede de Arquivos da Região de Leiria (RARL) foi criada com o intuito de potenciar e promover, numa lógica de trabalho em rede, os espaços de arquivo sob a tutela dos municípios e de outras entidades, existentes no território abrangido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, sendo constituída por um Grupo de Trabalho que reúne mensalmente.

A RARL é constituída pelos Arquivos Municipais dos 10 Municípios que integram a CIMRL, aos quais se juntou o Arquivo do Instituto Politécnico de Leiria, localizado no espaço deste território, e tendo em conta a carta de Princípios, assinada no final de 2018.

A inscrição é gratuita mas obrigatória, através do link:

https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=StzoXqyI9kapZ6FT8XckuIfOFWKZrfFPgOBqyBG1QwZUQ1RRRkE1WUlIVk1DRUlYVVNJMElPSlpFRC4u

Prazo limite de inscrição: 28 de setembro

     Fonte: CIMRL

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.