Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

Deputados do PS congratulam-se com medida de apoio à cultura nazarena

Parlamento aprova projeto de resolução que recomenda ao Governo a regulamentação da pesca “do Corrimão”

Barco de pesca artesanal da Nazaré

Os deputados do Partido Socialista eleitos pelo Círculo Eleitoral de Leiria apresentaram, no passado mês de julho, um Projeto de Resolução que recomenda ao Governo a regulamentação da arte de pesca “do Corrimão”.

A iniciativa foi aprovada por maioria no Parlamento, no dia 22 de setembro, com as abstenções da CDU, BE e PAN, sendo com enorme satisfação que os parlamentares socialistas eleitos por Leiria assinalam aquele que é mais um enorme passo no sentido da regulamentação desta arte de pesca artesanal.

A “pesca do corrimão” é parte integrante da cultura nazarena sendo maioritariamente efetuada nas praias daquele concelho, cuja regulamentação legislativa é desde há muito reivindicada por esta comunidade piscatória.

Para além da questão ambiental, a aprovação deste enquadramento legal permite proteger as artes de pesca tradicionais contribuindo para a manutenção de tradições, hábitos e linguagens de forte carácter identitário, bem como para aumentar o enraizamento das nossas comunidades piscatórias com o mar, pelo que esta é também uma questão de sustentabilidade sociocultural.

Fonte: GI| GPPS

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.