Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/25

Instituições formalizaram protocolo no dia 21 de setembro

Protocolo entre Politécnico de Leiria e AFLeiria prevê criar torneio anual entre equipas das cinco escolas da instituição

Manuel Mendes Nunes e Rui Pedrosa

O Politécnico de Leiria formalizou um protocolo de cooperação com a Associação de Futebol de Leiria (AFLeiria), que, entre outras ações, prevê a criação de um torneio anual de futebol e/ou futsal entre equipas compostas por estudantes das cinco escolas da instituição de ensino superior. A assinatura do protocolo decorreu esta quarta-feira, dia 21 de setembro, nos Serviços Centrais do Politécnico de Leiria, entre Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, e Manuel Mendes Nunes, presidente da AFLeiria.

Além da criação do torneio anual entre as cinco escolas do Politécnico de Leiria, no protocolo celebrado destaca-se o apoio da instituição de ensino superior na comunicação e publicitação de iniciativas conjuntas ou especificas da AFLeiria junto da comunidade académica, bem como das ofertas formativas desta associação, nomeadamente o curso de árbitros.

«Este protocolo de colaboração tem oportunidades e benefícios claros para os nossos estudantes federados, que estão ou no futebol ou no futsal, e traz, simultaneamente, algum retorno potencial de financiamento para o próprio Politécnico de Leiria, para investirmos no desporto e para o promovermos», refere Rui Pedrosa.

«Esta colaboração cria condições particulares para os nossos estudantes se ligarem às várias dimensões de atividade da AFLeiria e poderem apostar em áreas de formação como a arbitragem, onde há uma carência enorme», considera o presidente do Politécnico de Leiria, defendendo a necessidade de, neste campo, a sociedade e a educação «evoluírem nos comportamentos», pois «só assim é que vai ser possível mobilizar mais jovens para esta área», reforçando ainda que «este protocolo aponta caminhos de oportunidade com condições melhoradas para os nossos estudantes».

No âmbito desta parceria, entrará em vigor uma isenção em 50% do valor da taxa de inscrição na AFLeiria aos estudantes do Politécnico de Leiria que pratiquem futebol ou futsal em clubes que integram a AFLeiria, revertendo este valor em oferta de material para a instituição de ensino superior, prevendo-se ainda a inclusão dos estudantes do Politécnico de Leiria no regulamento que prevê a atribuição de prémios de mérito escolar, por ano letivo, a todos os jogadores praticantes inscritos na AFLeiria.

«É precisamente nesta passagem do ensino secundário para o ensino superior que os jovens se deparam com uma lacuna, que nos países desenvolvidos é colmatada com atividade desportiva. Sabe-se que quanto mais evoluída é a formação das pessoas, maior é a participação desportiva», refere Manuel Mendes Nunes. «É importante tornar a atividade dos alunos mais agradável e uma das formas para obter maior motivação é através da atividade desportiva. Termos uma atividade de futebol ou futsal, masculino e feminino, numa fase inicial com a AFLeiria e o Politécnico de Leiria, e depois com outros politécnicos e outras associações distritais e regionais de futebol e mais tarde, eventualmente, com a própria Federação Portuguesa de Futebol, é uma forma de promovermos a prática desportiva no ensino superior», defende o presidente da AFLeiria.

O protocolo entre as duas entidades tem como base o aproveitamento mútuo dos seus recursos científicos, técnicos e humanos, promovendo e apoiando a realização de iniciativas de ambas. O protocolo de colaboração prevê ainda o desenvolvimento de distintas ações, nomeadamente trabalhos de investigação, realização de colóquios, seminários e outras ações de natureza análoga, estágios curriculares, extracurriculares, científicos e técnicos, intercâmbio de informação técnica e científica, entre outras.                                                        

    Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.